A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (30), uma operação com o objetivo de desarticular organização criminosa especializada no tráfico de drogas e na lavagem de dinheiro, com atuação nos estados do Paraná e São Paulo. Em Campinas, dois investigados foram presos nesta manhã.
As investigações, conduzidas ao longo de aproximadamente um ano, revelaram um grupo criminoso fortemente estruturado, com base operacional na região de fronteira e responsável por abastecer grandes centros urbanos dominados por organizações criminosas com atuação nacional, especialmente nos estados de São Paulo e Minas Gerais.
Durante a fase investigativa, foram apreendidas cerca de seis toneladas de entorpecentes, entre cocaína e maconha, além de armamentos de uso restrito, incluindo fuzis calibre 5.56, revólveres e pistolas. O armamento seria destinado a organizações criminosas desses estados.
A apuração também revelou a existência de um esquema paralelo de lavagem de dinheiro, com a utilização de empresas de fachada e transações imobiliárias para ocultar valores provenientes do tráfico.
As ações desta quarta-feira ocorrem simultaneamente em dez cidades, com o cumprimento de 14 mandados de prisão e 21 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Estadual de Cascavel/PR.
O nome da operação é Pythia e remete à Pítia, sacerdotisa grega consultada por líderes antes de decisões estratégicas, simbolizando o papel da inteligência policial na antecipação e no enfrentamento da criminalidade organizada.











