A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (2), a Operação Venenum Transit para desarticular um grupo especializado no tráfico internacional de drogas. Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e três de busca e apreensão em Manaus (AM), todos expedidos pela 9ª Vara Federal de Campinas.
Segundo a PF, os presos são um homem e duas mulheres que atuavam como aliciadores, recrutando viajantes para transportar cocaína ao exterior.
A corporação aponta ligação do grupo com uma facção criminosa e busca identificar os líderes da rede, que pode envolver mais de 30 pessoas. O nome da operação, em latim, significa “veneno passageiro”.
As investigações começaram em novembro de 2024, após a prisão de uma passageira que havia ingerido cápsulas com 1 kg de cocaína e passou mal no Aeroporto Internacional de Viracopos, antes de embarcar para a Europa.
De acordo com a Polícia Federal, esta é a oitava operação de 2025 voltada a desmontar esquemas de tráfico em aeroportos brasileiros.
Desde 2023, já foram cumpridos 42 mandados de busca e apreensão e 26 de prisão. Os investigados deverão responder por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e falsidade documental.











