O Ph.D Steven Poelmans estará no Brasil para o lançamento de seu livro Paradoxos de Liderança em uma noite de autógrafos nesta quinta-feira, 6 de outubro, a partir das 18h na Livraria Leitura, em Campinas (Avenida Bailarina Selma Parada, s/n – 1º Piso – Jardim Nilópolis).
A obra apresenta dados e reflexões sobre como liderar e interconectar pessoas na sociedade do conhecimento e serviço, a partir da perspectiva da neurociência. Poelmans explica que o livro é dedicado aos líderes e formadores de um novo mundo: “aqueles que entendem que, a fim de recriar um mundo melhor, precisamos nos tornar mais inteligentes do que nós mesmos. É sobre os desafios de como adquirimos e compartilhamos conhecimento, como processamos informações, e como podemos conectar pessoas e motivá-las em direção a objetivos comuns mais elevados a fim de criar inteligência coletiva”, afirma o autor.
Em seis capítulos, Poelmans aborda temas como: desafios da liderança, neurociência da liderança, paradoxos, paradoxos da autoliderança, paradoxos do tempo, paradoxos da liderança e liderança silenciosa. O livro, lançado em 2020, pela Antwerp Management School (Bélgica), foi traduzido do inglês para o português pela editora Nortus, e é o primeiro título publicado pela editora. A edição brasileira conta com o posfácio do cofundador da Nortus, Gilberto de Souza.
Paradoxos de Liderança tem como base os conhecimentos acumulados pela pesquisa realizada por Poelmans e sua equipe por meio do NeuroTrainingLab – uma metodologia e ferramenta de treinamento neurocientífica criada por ele para aferir e apoiar o desenvolvimento das softskills de liderança. “Para equilibrar comportamentos paradoxais, os líderes precisam de flexibilidade cerebral – a capacidade de alternar sem esforço entre diferentes estados cerebrais ou mentalidades – e resiliência cerebral, o que significa a capacidade de se recuperar da sobrecarga cognitiva ou da turbulência emocional”, detalha Poelmans.
Poelmans ministra aulas de neurociência e liderança estratégica como professor da cátedra Melexis de Organizações de Alto Desempenho habilitadas para Neurociência e Tecnologia na Antwerp Management School (Bélgica) e na University of Antwerp, onde dirige 10 teses de doutorado relacionadas à liderança paradoxal, adaptabilidade, equipes globais/virtuais, tomada de decisão em equipes de crise, diagnóstico e tratamento do estresse por meio de plataformas, e liderança da implementação de big data e inteligência artificial. No Research Gate, pontua com 24,66, um lugar entre os 80% dos pesquisadores de administração mais lidos e citados. Foi reconhecido ainda como um dos 50 pesquisadores mais influentes do mundo no campo da pesquisa sobre o trabalho e a família.
A Nortus é uma instituição de desenvolvimento humano global e organizacional, fundada em 2009 e com sede em Campinas, que se dedica a cocriar condições para a ampliação da consciência humana em projetos nos campos científico, social e de educação corporativa.











