Pilotos baseados no Kartódromo Internacional San Marino, em Paulínia, mostraram força no cenário internacional ao conquistarem resultados expressivos na 23ª edição da ROK Cup SuperFinal, realizada entre os dias 14 e 18 de outubro no South Garda Karting, em Lonato, na Itália. Representando o Brasil na categoria Expert ROK Plus, Cristiano Mantovani sagrou-se campeão mundial, enquanto André Cortado garantiu o 5º lugar. Ambos competem regularmente nos regionais Fanatici Kart e no Campeonato San Marino, única competição regional federada à Federação de Automobilismo de São Paulo (Fasp).
O mundial reuniu mais de 300 competidores de 44 países e foi composto por cinco classificatórias de 10 voltas com pontuação somada, para definir o grid da grande final: uma corrida de 20 voltas, na qual quem tem menos pontos larga na frente.
Os dois pilotos começaram a semana treinando para conhecer a pista, acertar o chassi e passar motor e carburador. Na quarta-feira (15), ambos iniciaram as disputas nas corridas classificatórias.
Cristiano Mantovani teve desempenho consistente: após largar em oitavo na tomada de tempo, avançou progressivamente até chegar à segunda posição, mas sofreu uma penalização na quinta classificatória, por queima de largada. Na final, largou em segundo, depois caiu para quinto e foi recuperando posições com ritmo forte e estratégia, até cruzar em segundo lugar na bandeirada. Por fim, com a penalização do líder após a corrida final, conquistou o título mundial na Expert ROK Plus, seguido pelos italianos Tino Donadei e Marco Beretta.
“Aprendemos muito ao longo da semana e nas classificatórias. A final foi intensa, estratégica e técnica, com um trabalho impecável da equipe KGT e do piloto André Nicastro, que me deu suporte nos acertos e na tocada. Foi muito legal!”, resume Mantovani.

Na tomada de tempo da mesma categoria, Cortado largou na 6ª posição e manteve-se constante nas três primeiras provas classificatórias, entre o 6º e o 5º lugar, chegando em 4º na quarta corrida. Na quinta prova, vinha em sua melhor performance, sustentando a terceira posição e disputando o pódio, quando acabou sendo empurrado na última volta e capotou no fim da reta. Mesmo com o incidente, ele conseguiu participar da final e se manter na posição até o fim da corrida.
“Consegui largar em quinto, garantindo a posição até o fim da prova e terminando entre os cinco melhores do mundo na categoria. Fiquei muito feliz com o resultado”, enfatiza.
E a conquista dos dois pilotos é motivo de orgulho para os frequentadores do Kartódromo Internacional San Marino, segundo o gestor administrativo Paulo Maso. “Eles representam o alto nível técnico e o comprometimento dos pilotos que treinam e competem aqui. Nossa pista oferece diversas possibilidades de traçado, o que contribui para o aperfeiçoamento e a consolidação do talento de muitos deles, preparando-os para desafios nacionais e internacionais”, destaca Maso.
Além de Mantovani e Cortado, o piloto Diogo Mazon também representou o Brasil no mundial, pela categoria Senior ROK. Todos são integrantes de equipes de Paulínia, consolidando o San Marino como um dos principais polos de formação e desempenho do kartismo brasileiro.







