13 de janeiro de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Esportes

Pioneira no futebol brasileiro, Ponte Preta celebra 125 anos com homenagem ao ‘Time das Gravatas’

Clube em atividade ininterrupta mais antigo do Brasil celebra 125 anos exaltando pioneirismo e tradição com uniforme inspirado na histórica formação de 1912

Caio Amaral Por Caio Amaral
12 de agosto de 2025
em Esportes
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Pioneira no futebol brasileiro, Ponte Preta celebra 125 anos com homenagem ao ‘Time das Gravatas’

O “Célebre Time das Gravatas”, campeão da primeira Liga Operária de Foot-Ball de Campinas, com Moraes (1º sentado, da esquerda para a direita), Amparense (3º em pé) e Benedito Aranha (4º sentado). Foto: Divulgação/Ponte Preta

Berço de histórias, tradições e pioneirismos, a Associação Atlética Ponte Preta completou nesta segunda-feira (11) 125 anos de fundação. Apesar do momento turbulento — com dificuldades financeiras e mudanças no elenco e na comissão técnica —, a data é marcada pelo lançamento, na última quinta-feira (7), de um uniforme especial que homenageia um capítulo emblemático da história alvinegra: o “Célebre Time das Gravatas” de 1912.

O novo manto resgata elementos dos primeiros uniformes da equipe, que, naquele ano, incluíam camisas pretas completadas por gravatas — retiradas instantes antes do apito inicial.

O design atual substitui a tradicional faixa diagonal preta por uma “gravata” central, conectando presente e passado e reverenciando figuras fundamentais daquele período, como Zico Vieira, Alberto Aranha, Dante Pera e outros nomes que ajudaram a construir a história da Macaca.

Ao longo de sua trajetória, a Ponte se notabilizou não apenas pelos resultados em campo, mas também por romper barreiras sociais, se consolidar como referência de inclusão no futebol brasileiro e alcançar feitos inéditos para clubes do interior. Este legado de pioneirismo, que vai da fundação ao cenário internacional, é revisitado nesta data especial.

A camisa faz referência à gravata utilizada nos primeiros uniformes da Ponte Preta e traz, no lado esquerdo, o primeiro escudo da história do clube. Foto: Divulgação/Ponte Preta

 

Pioneirismo e identidade

O primeiro marco de pioneirismo da Ponte Preta está na sua criação. Fundada em 11 de agosto de 1900, é reconhecida como o segundo clube de futebol mais antigo em atividade no Brasil — atrás apenas do Sport Club Rio Grande, criado apenas 23 dias antes, mas que interrompeu suas atividades em três ocasiões (1972, 1974 e 1976). A Macaca, por sua vez, jamais paralisou sua trajetória.

No estado de São Paulo e no interior paulista, o título de clube mais antigo em atividade é incontestável. Depois dela, a linha histórica inclui a Associação Atlética Internacional de Bebedouro (1906), o Clube Atlético Pirassununguense (1907) e o Rio Claro Futebol Clube (1909), todos integrantes de um seleto grupo que mantém mais de um século de tradição no futebol paulista.

Entre as páginas mais simbólicas dessa história está o “Célebre Time das Gravatas” — homenageado na nova camisa —, campeão da Liga Operária de Foot-Ball Campineira em 1912. Além de marcar um período vitorioso, aquela equipe se destacou por incluir jogadores negros em uma época em que o futebol brasileiro era restrito à elite branca. Na foto histórica estão Amparense, Moraes e Benedito Aranha — este último já atuava na diretoria desde 1908 — ao lado de outros nomes que ajudaram a consolidar o clube.

Miguel “Migué” do Carmo, um dos fundadores da Ponte, é reconhecido pelo próprio clube como o primeiro jogador negro da história do futebol brasileiro. Foto: Reprodução

Aquele ano também registrou os primeiros dérbis com resultados documentados. A Ponte venceu o Guarani por 2 a 1 no Hipódromo Campineiro, em 19 de maio, e por 1 a 0 no antigo Campo do London, em 11 de agosto — coincidência com a data de aniversário do clube. O primeiro clássico, em março, foi um amistoso com placar controverso: bugrinos afirmam que terminou em 1 a 1, enquanto os pontepretanos garantem vitória por 1 a 0.

 

Primeira democracia racial do futebol

O pioneirismo, porém, vai além das vitórias. Desde a fundação, a Ponte abriu espaço para atletas negros, como Miguel do Carmo, um dos fundadores da Macaca, apontado como o primeiro jogador negro da história do futebol brasileiro. Para Marcelo Carvalho, diretor executivo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, o papel da Macaca nesse processo é fundamental.

“No início do século, todos os grandes clubes tinham restrições a jogadores negros. A Ponte é reconhecida como um dos primeiros clubes do Brasil a ter um jogador negro no plantel, o Migué (Miguel do Carmo). Isso foi fundamental para a construção do futebol brasileiro”, afirmou.

Marcelo explica que a presença de atletas negros ajudou a transformar o futebol de um esporte elitista e racista em uma paixão popular. “Lá atrás, cada clube que rompeu essa barreira contribuiu para que o Brasil fosse o país que é hoje no futebol.”

Em 1970, além de disputar pela primeira vez o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, a Ponte Preta conquistou seu primeiro vice-campeonato paulista, sendo derrotada na final pelo São Paulo. Foto: Reprodução/Facebook

Formada em um contexto popular e operário, a postura inclusiva da Ponte também redefiniu sua identidade. Rivais passaram a chamar o time e seus torcedores de “macacos” de forma pejorativa, mas a torcida adotou o apelido, transformando-o em símbolo de orgulho e resistência.

A importância desse legado é reconhecida até hoje. “Não é um clube que apenas olha para o passado e diz que está isento por ter tido um jogador negro. Há muito tempo a Ponte trabalha ativamente pelo antirracismo, e isso precisa ser reconhecido”, afirma Marcelo.

 

Pioneirismo em competições

Dentro de campo, a Ponte também foi precursora. Em 1970, tornou-se o primeiro time do interior paulista a disputar o Campeonato Brasileiro — então chamado Torneio Roberto Gomes Pedrosa.

Décadas depois, em 2013, fez história ao se tornar o primeiro clube do interior de São Paulo a disputar a final de um torneio oficial da Conmebol: a Copa Sul-Americana. Na campanha, eliminou equipes como Vélez Sarsfield e São Paulo antes de enfrentar o argentino Lanús, ficando com o vice-campeonato. Desde então, o feito só foi repetido pelo Red Bull Bragantino, finalista em 2021 contra o Athletico-PR.

 

Uniformes que contam histórias

Os uniformes da Ponte se tornaram, ao longo dos anos, uma das principais maneiras que o clube encontrou de homenagear suas histórias e tradições. Originalmente preto, passou a adotar o branco com faixa diagonal preta no uniforme principal, enquanto o segundo tem as cores invertidas: preto com faixa branca. Ao longo dos anos, a Ponte ousou em modelos listrados, azuis, amarelos, pretos com detalhes dourados e até sem a tradicional faixa.

Camisa especial lançada no Dia da Consciência Negra do ano passado também conta com selo especial de Miguel do Carmo. Foto: Divulgação

Nos últimos anos, a Ponte Preta tem mantido a tradição de lançar uniformes especiais em celebração aos seus aniversários.

Entre os mais recentes, destaque para a camisa de 2020, releitura de um modelo usado em 1996, criada por um torcedor e escolhida em votação popular para marcar os 120 anos; a de 2021, que trouxe a letra do hino formando a faixa; e a de 2024, listrada em branco e preto, inspirada no uniforme de 1969 — ano do retorno à elite estadual.

Outra peça simbólica foi lançada em 20 de novembro do ano passado, no Dia da Consciência Negra: predominantemente preta, com detalhes brancos nas laterais e mangas, e um gorila estampado, em referência a um dos mascotes do clube e à luta antirracista.

O uniforme dos 125 anos, inspirado no “Time das Gravatas”, está disponível nas versões de jogo (R$ 419,90) e torcedor (R$ 339,90), à venda na loja oficial e no aplicativo Ponte ID.

Tags: aniversáriocamisaclubecomemoraçãogravataHistóriaPonte Preta
CompartilheCompartilheEnviar
Caio Amaral

Caio Amaral

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Guarani elimina o Corinthians na Copinha com uma vitória por 2 a 1
Esportes

Guarani elimina o Corinthians na Copinha com uma vitória por 2 a 1

Por Redação
12 de janeiro de 2026

...

Igor Pereira sofre lesão no ligamento do joelho e passará por cirurgia
Esportes

Igor Pereira sofre lesão no ligamento do joelho e passará por cirurgia

Por Redação
12 de janeiro de 2026

...

Sem reforços, Marcelo Fernandes projeta cenário difícil para a Ponte Preta no Paulista

Sem reforços, Marcelo Fernandes projeta cenário difícil para a Ponte Preta no Paulista

12 de janeiro de 2026
Guarani pega o Corinthians na largada da fase eliminatória da Copinha

Guarani pega o Corinthians na largada da fase eliminatória da Copinha

12 de janeiro de 2026
Com gols no segundo tempo, Ponte Preta é derrotada pelo Corinthians na estreia do Paulistão

Com gols no segundo tempo, Ponte Preta é derrotada pelo Corinthians na estreia do Paulistão

11 de janeiro de 2026
Paulínia Universitário empata em 1 a 1 com o Vila Nova na despedida da Copinha

Paulínia Universitário empata em 1 a 1 com o Vila Nova na despedida da Copinha

11 de janeiro de 2026
Carregar Mais















  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Morte de criança em piscina ocorre dez dias após aprovação da ‘Lei Manuela’

    Morte de criança em piscina ocorre dez dias após aprovação da ‘Lei Manuela’

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher é encontrada morta em residência de Campinas e polícia prende companheiro por oferecer drogas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Policial baleado durante folga em Campinas morre após uma semana internado

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • A ascensão das publicações ‘predatórias’ – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Morador de Valinhos morre afogado em praia do Guarujá

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.