A Polícia Militar (PM) de Jaguariúna resgatou na noite desta segunda-feira (29), duas crianças em condição de abandono, em uma residência localizada no bairro Boa Vista 2. Uma adolescente de 14 anos e seu irmão de apenas 3 anos ficaram seis dias em casa, sem comida e em condições precárias de higiene.
A ocorrência foi registrada como abandono de incapaz na delegacia do município. Os responsáveis pelas crianças teriam ido para a cidade vizinha de Amparo, na última quarta-feira (24) e só retornaram ontem, no momento em que a ocorrência estava sendo registrada.
As crianças foram acolhidas pelo Conselho Tutelar e encaminhadas para um abrigo. Na residência, a situação era de extrema precariedade. Além da sujeira e da geladeira vazia, havia revistas com teor pornográfico espalhadas pela sala.
De acordo com o boletim de ocorrência, a menor relatou que desde sexta-feira (25) está sem comida. Ela disse aos policiais que chegou a dar água com açúcar como uma última forma de tentar aliviar a fome do irmão.

Uma vizinha percebeu a ausência da mãe e do padrasto das crianças e levou alimentos nesta segunda-feira, quando então os policiais foram acionados.
Quando a ocorrência policial estava sendo finalizada, a mãe e o padrasto chegaram na delegacia e foram ouvidos pela delegada de plantão, Gilmara Natalia dos Santos.
Em seu depoimento, o casal contou que estavam em Amparo desde a última quarta-feira, para resolver “as papeladas do óbito” do companheiro. Os policiais relataram que ambos estavam com sinais alcoólicos.
A delegada registrou o boletim de ocorrência de abandono de incapaz para fins de inquérito policial, e o casal foi liberado. O retorno das crianças para os responsáveis deverá ocorrer somente através de determinação judicial.