Uma operação conjunta entre equipes especializadas da Polícia resultou na apreensão de mais de 241 quilos de cocaína e na prisão em flagrante de um suspeito por tráfico de drogas, na noite desta segunda-feira (19), nas proximidades de Mogi Mirim.
A ação foi conduzida pelas equipes Falcão 65, do DENARC (Departamento Estadual de Investigações sobre Entorpecentes), e Lince 209, da 2ª DISE (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes de Campinas) da DEIC do Deinter 2, com apoio de informações de inteligência.
Segundo informações apuradas pela polícia há cerca de uma semana, um grupo criminoso vinha atuando no transporte de grandes cargas de entorpecentes – especialmente cocaína – vindos de regiões próximas às fronteiras brasileiras com destino às cidades de Campinas e São Paulo.
Através de denúncias anônimas e investigações, os policiais conseguiram identificar os veículos supostamente utilizados para o transporte: um Jeep Compass e uma GM Spin.
Ambos os veículos haviam sido rastreados recentemente em áreas conhecidas por movimentação do tráfico interestadual. Informações recebidas indicavam que os automóveis seguiriam pelas Rodovias SP-340 (Campinas-Mogi) e SP-147 (Eng. João Tosello) rumo a Mogi Mirim.
Na data da operação, equipes das duas especializadas monitoraram os veículos separadamente e, sem saber da atuação paralela, seguiram para o ponto de intercepção.
De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe do DENARC foi a primeira a localizar os veículos na Rodovia SP-340 (Campinas-Mogi). Já a os policiais da 2ª DISE se depararam com os alvos mais adiante, na SP-147, quando perceberam também a presença de um terceiro veículo – um Renault Logan – que aparentava ser uma viatura descaracterizada.
Pouco depois, o Renault Logan – que de fato era conduzido por policiais civis do DENARC – tentou realizar a abordagem aos veículos suspeitos com sinais sonoros e luminosos. O condutor da GM Spin tentou fugir e jogou o veículo contra a viatura, sendo contido apenas após disparos por parte dos agentes. Ninguém ficou ferido.
O segundo veículo, o Jeep Compass, conseguiu escapar e tomou rumo desconhecido após adentrar uma estrada vicinal.
Após a abordagem da GM Spin, os policiais constataram que o condutor era Adriano Osório de Alvarenga, 48 anos. Dentro do carro foram encontrados 227 tijolos de cocaína, totalizando 241,3 quilos da droga. Adriano foi preso em flagrante e negou envolvimento com o tráfico, alegando que teria sido contratado apenas para buscar o veículo, sem dar detalhes.
Também foram apreendidos dois aparelhos celulares que serão analisados no decorrer da investigação.
Adriano permaneceu em silêncio durante o interrogatório policial, assistido por seu advogado. Com base na quantidade de droga apreendida e nas evidências reunidas, a autoridade policial da 2ª DISE de Campinas determinou a lavratura do auto de prisão em flagrante pelo crime de tráfico de drogas (art. 33 da Lei 11.343/2006) e representou pela conversão da prisão em preventiva, devido ao risco à ordem pública e à necessidade de garantir a instrução criminal.
A Polícia Civil segue investigando o paradeiro do segundo veículo e dos demais envolvidos no esquema.







