A Polícia Penal confirmou uma rebelião na Penitenciária III de Hortolândia (SP), ocorrida na manhã desta segunda-feira (24), por volta das 11h40. Por nota, informou que houve “um ato coletivo de indisciplina num dos pavilhões, que foi controlado com o apoio da Célula de Intervenção Rápida (CIR)”. Segundo o comunicado, não houve feridos ou reféns.
De acordo com a Polícia Penal, no momento a Penitenciária III de Hortolândia opera “dentro dos padrões de segurança e disciplina”.
Os presos danificaram portas automatizadas de celas e atearam fogo em colchões e outros objetos, após Policiais Penais apreenderem, no dia anterior, bebida alcoólica artesanal.
“Os custodiados estão contidos pela CIR. Os envolvidos serão transferidos para outros presídios paulistas”, acrescenta a nota.
Moradores da região registraram imagens que mostraram intensa fumaça saindo do entorno do presídio. O helicóptero Águia, da PM, também foi visto sobrevoando o local.
De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), a penitenciária tem capacidade para 700 pessoas, mas atualmente abriga 1.277 detentos.











