A Polícia Militar do Estado de São Paulo e a Polícia Federal deflagraram, na manhã desta terça-feira (20), a Operação Expurgo, com foco no combate ao tráfico internacional de drogas. A ação ocorre de forma integrada nos municípios de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Limeira e Piracicaba, desde as 6h, e segue em andamento.
De acordo com a Polícia Federal, estão sendo cumpridos 12 mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal. Além das cidades nas regiões de Campinas e Piracicaba, também há alvos em Botucatu, São Paulo e Corumbá (MS).
Segundo nota oficial da Polícia Militar, a operação é decorrente de uma prisão realizada pelo 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (10º BAEP) no dia 27 de janeiro, em Limeira, quando 15 bolivianos foram detidos por envolvimento com o tráfico internacional de drogas.
Na ocasião, as forças de segurança identificaram um esquema criminoso no qual imigrantes recebiam cerca de R$ 2 mil para ingerir ao menos 50 cápsulas de cocaína, que seriam transportadas em viagens clandestinas.
Um dos envolvidos chegou a ingerir mais de 120 cápsulas da droga.
A Polícia Federal apurou que os criminosos traziam a cocaína de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. A droga, acondicionada em cápsulas, era ingerida por pessoas que seguiam de ônibus até São Paulo. De lá, elas eram levadas de carro para chácaras no interior do estado, onde expeliam o entorpecente, posteriormente distribuído aos pontos de venda.
As investigações foram conduzidas pela Polícia Federal, com apoio do Comando de Policiamento do Interior-9 (CPI-9) e do 10º BAEP.
De acordo com a Polícia Militar, o objetivo da Operação Expurgo é desarticular o crime organizado, com ênfase na repressão ao tráfico internacional de entorpecentes. O resultado final das apreensões e prisões ainda não foi divulgado pelas forças de segurança.









