O vereador de Piracicaba Cássio Luiz Barbosa (PL), conhecido como Cássio Fala Pira, foi preso temporariamente na manhã desta quinta-feira (9), em cumprimento a mandado judicial expedido após sete denúncias de crimes sexuais apresentadas contra ele.
A operação cumpriu quatro mandados, sendo um de prisão e três de busca e apreensão no escritório do vereador e em seu gabinete na Câmara Municipal. A ação ainda estava em andamento até a publicação desta reportagem.
O parlamentar foi levado à sede da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Piracicaba para prestar depoimento. Segundo a Polícia Civil, as denúncias relatam episódios de assédio e importunação sexual ocorridos dentro da Câmara Municipal e no próprio gabinete parlamentar. Computadores e celulares foram apreendidos nos endereços ligados ao vereador.
Os casos mais recentes vieram à tona na última segunda-feira (6), quando a Polícia Civil confirmou que duas novas vítimas procuraram a DDM para registrar ocorrência. No total, foram sete denúncias. As vítimas relatam situações de assédio e abuso dentro e fora da Câmara.
Em nota, a Câmara Municipal de Piracicaba afirmou que vem colaborando com as autoridades e mantém contato permanente com a Procuradoria Legislativa para adotar as medidas administrativas e regimentais cabíveis. “A Câmara reitera seu compromisso com a ética, a moralidade pública e a legalidade”, diz o comunicado.
Cássio Barbosa nega as acusações, e sua defesa informou que o parlamentar tem colaborado com as investigações.
Em nota, os advogados afirmaram que as denúncias serão “enfrentadas integralmente no âmbito judicial, com absoluto respeito ao contraditório, à ampla defesa e ao devido processo legal”.
A Delegacia de Defesa da Mulher segue com as investigações para esclarecer os fatos.







