A Polícia Civil confirmou, nesta sexta-feira (21), a prisão de sete suspeitos envolvidos no assalto à joalheria do Shopping Iguatemi Campinas, ocorrido no feriado de quinta-feira (20). Entre os detidos está um adolescente apreendido. Dois homens baleados durante a fuga foram presos após atendimento médico.
De acordo com o boletim de ocorrência, a polícia recuperou parte das joias roubadas, incluindo relógios de luxo avaliados em cerca de R$ 270 mil, além de outras 30 peças abandonadas nas imediações do shopping.
A ação resultou ainda na apreensão de cinco armas de fogo — uma pistola calibre .380 usada por um dos suspeitos e quatro revólveres calibre .38 pertencentes aos vigilantes que trocaram tiros com o grupo —, somando mais de 20 munições deflagradas e intactas recolhidas pela perícia.
Parte da ação ocorreu sob forte ameaça, inclusive com uma das vítimas sendo mantida refém e levada até a área externa do shopping.
Ainda de acordo com o registro policial, houve disparos tanto dentro quanto fora do estabelecimento, situação que provocou pânico entre frequentadores em pleno feriado nacional, quando o shopping estava lotado.
Em nota, o Shopping Iguatemi Campinas confirmou que registrou uma ocorrência em uma de suas operações, destacando que clientes e colaboradores estão bem e que o empreendimento funciona normalmente.
Criminoso baleado e início da perseguição
Durante a fuga, um dos assaltantes acabou baleado e detido por equipes de segurança. A funcionária feita refém foi libertada e retornou à loja sem ferimentos.
Três integrantes da quadrilha fugiram em um veículo tomado de assalto nas proximidades do shopping. Eles foram localizados e detidos na cidade de Pedreira, após tentativa de fuga a pé e nova troca de tiros.
Em paralelo, policiais militares de Campinas abordaram outro grupo envolvido no crime, que havia fugido em um segundo veículo. Entre eles estava um adolescente apontado como participante da ação.
Ao todo, sete suspeitos foram capturados, incluindo dois feridos por disparos, que precisaram de atendimento médico.
Relógios recuperados e armas apreendidas
A polícia informou que de 70 peças de luxo 37 foram recuperadas, parte delas abandonada pelos criminosos durante a fuga. Outras foram encontradas dentro do veículo interceptado em Pedreira.
O boletim também registra a apreensão de armas utilizadas na ação, incluindo pistola e revólveres, além das armas de segurança privada envolvidas no confronto, que serão periciadas.
Notas oficiais
Em publicação nas redes sociais, a Relojoaria Monte Cristo informou que “os prejuízos foram exclusivamente materiais” e que a equipe está bem.

O shopping Iguatemi emitiu a seguinte nota:
“O Iguatemi Campinas informa que registrou uma ocorrência na tarde desta quinta-feira, 20/11, em uma de suas operações. O empreendimento acionou imediatamente as autoridades competentes, que encerraram o caso. O shopping esclarece que todos os clientes e colaboradores estão bem e em segurança, e reforça que está contribuindo com as investigações.”











