Apenas três dias após o frustrante empate sem gols dentro de casa com o Vitória em confronto direto contra o rebaixamento, a Ponte Preta perdeu nova grande oportunidade de vencer e subir na tabela. Desta vez, após abrir vantagem de dois gols de diferença, a Macaca deixou de conquistar uma importante vitória fora de casa sobre um candidato ao acesso e empatou em 2 a 2 com o quarto colocado Goiás na noite desta terça-feira (2), feriado de Finados, no Estádio da Serrinha, em Goiânia, pela 33ª rodada da Série B.
A Ponte Preta chegou a abrir 2 a 0 no primeiro tempo, com gols marcados pelo zagueiro Fábio Sanches, ex-Goiás, de cabeça, e pelo volante Léo Naldi, em bela finalização da entrada da área. Na segunda etapa, no entanto, a Macaca não segurou a pressão e o Esmeraldino buscou o empate, com Dadá Belmonte e Alef Manga, ambos em lances de bola aérea.

Com o resultado de igualdade, a Ponte Preta segue na 15ª colocação, agora com 39 pontos, apenas um acima da zona de rebaixamento.
Já o Goiás chegou aos 53 pontos e deve se manter no G4, exceto em caso de improvável goleada por seis gols de diferença do CRB sobre o Sampaio Corrêa no jogo que encerra a rodada na próxima quinta-feira (4), às 21h30.
Vivendo uma complicada sequência de três duelos consecutivos contra equipes que lutam pelo acesso, a Ponte Preta volta a campo contra o CRB (5º) neste próximo domingo (7), às 20h30, no Moisés Lucarelli, com 100% de capacidade liberada. Depois disso, a Macaca recebe o Botafogo, no dia 11 (quinta-feira), às 19h, novamente no Majestoso.
O jogo
Em busca da reabilitação para se aproximar do objetivo de permanência na Série B, a Ponte Preta entrou em campo bastante pressionada pelas vitórias de Londrina e Brusque, que derrotaram Remo e Náutico, respectivamente, e chegaram a 38 pontos, mesma pontuação da Macaca antes do apito inicial.
Para tentar surpreender o Goiás, o técnico Gilson Kleina promoveu quatro alterações na escalação em relação à equipe titular no empate em 0 a 0 com o Vitória, no último sábado (30), no Majestoso. Com dores musculares na coxa esquerda, o lateral-direito Kevin virou ausência de última hora e foi substituído por Felipe Albuquerque, que não atuava há um mês por conta de lesão no tornozelo. No meio-campo, o volante Léo Naldi retornou de suspensão e deixou Matheus Anjos no banco de reservas. Já no ataque, Iago assumiu a vaga de Moisés, suspenso, e Niltinho entrou no lugar de Richard, por opção técnica.
Em um primeiro tempo de poucas oportunidades claras, a bola parada destravou a partida, com direito à implacável Lei do Ex. Após cobrança de escanteio de Rafael Santos pelo lado direito, aos 29′, Fábio Sanches apareceu na primeira trave e desviou para o fundo das redes, abrindo o placar para os visitantes e anotando o seu primeiro gol com a camisa da Ponte Preta.
O zagueiro balançou as redes pela primeira vez nesta temporada justamente contra a equipe que defendeu por quase quatro anos entre o fim de 2017 e o início de 2021.
Em lance semelhante ao do gol pontepretano, Ivan evitou que o desfecho fosse o mesmo ao salvar cabeceio no primeiro pau, após escanteio cobrado por Elvis pelo lado esquerdo. Pouco antes da descida para o vestiário, a Macaca ampliou o placar aos 46′, em bela trama que começou pela esquerda com Iago. Rodrigão fez o pivô e Marcos Júnior serviu Léo Naldi, que bateu da entrada da área e acertou o canto, sem chances para Tadeu.
Na segunda etapa, o Goiás pressionou bastante em busca da reação e diminuiu o marcador aos 26′. Poucos segundos após carimbar a trave, Nicolas desviou de cabeça e Dadá Belmonte completou paras redes, após cobrança de escanteio pela direita. Aos 43′, alguns minutos após sair do banco de reservas, o artilheiro Alef Manga cabeceou no canto direito e chegou ao seu nono gol na Série B, decretando o empate em 2 a 2.
FICHA TÉCNICA:
Goiás (2): Tadeu; Apodi (Dadá Belmonte), David Duarte, Reynaldo e Hugo; Dieguinho, Rezende (Fellipe Bastos) e Elvis; Welliton (Albano), Nicolas (Bruno Mezenga) e Luan Dias (Alef Manga). Técnico: Glauber Ramos.
Ponte Preta (2): Ivan; Felipe Albuquerque, Rayan, Fábio Sanches, Rafael Santos (Marcelo Hermes); Yago Henrique (André Luiz), Marcos Júnior (Camilo) e Léo Naldi; Niltinho, Rodrigão (Josiel) e Iago (Richard). Técnico: Gilson Kleina.
Gols: Fábio Sanches, aos 29′, e Léo Naldi, aos 46′ do 1º tempo; Dadá Belmonte, aos 26′, e Alef Manga, aos 43′ do 2º tempo.
Local: Estádio da Serrinha, Goiânia (GO).
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN).
Cartões amarelos: Hugo (GOI); Rayan (PON).