A Ponte Preta se aproxima da classificação à próxima fase da Série C do Campeonato Brasileiro. Para isso, encara uma reta final decisiva, começando pelo confronto direto contra o líder Caxias, fora de casa, neste domingo (27), às 16h30, no Estádio Centenário. Com 26 pontos, a Macaca está apenas um atrás do time gaúcho. Depois, encara o Dérbi Campineiro contra o Guarani, no Moisés Lucarelli, no dia 02 de agosto.
Diante dessa sequência, o técnico Alberto Valentim terá que administrar o elenco com inteligência.
Contra o Caxias, ele não poderá contar com o goleiro Diogo Silva, principal destaque do time na temporada, que está suspenso após receber o terceiro cartão amarelo diante do Floresta. Pedro Rocha, titular da Ponte durante a Série B do ano passado, deve ser o titular.
Além disso, a Ponte entra em campo com atenção redobrada em relação aos cartões. Estão pendurados os titulares Danrlei Santos e Lucas Cândido, além de Luiz Felipe e Dudu, que entraram ao longo da última partida. Completam a lista Saimon e Léo Oliveira. Qualquer advertência contra o Caxias pode tirar esses jogadores do Dérbi.
Por outro lado, o treinador terá o retorno do lateral-direito Maguinho, que cumpriu suspensão, e possivelmente do meia Serginho, que se recupera de um leve desconforto na coxa e pode voltar a ficar à disposição.
Valentim confia no grupo
Apesar dos desfalques e riscos, Alberto Valentim mantém a confiança no elenco. Isso foi comprovado na vitória por 2 a 1 sobre o Floresta, quando os três jogadores que participaram do segundo gol – Jean Dias, Pacheco e Bruno Lopes – haviam começado no banco de reservas.
Após a partida, Valentim destacou a entrega do grupo e minimizou qualquer vaidade no elenco.
“Não me preocupei com a reação do Jean (por ter iniciado no banco), porque ele é extremamente profissional. Aqui o ego está baixo. O clube está na frente de tudo”, declarou o técnico.
Bruno Lopes: da reserva ao protagonismo
Outra prova de confiança de Valentim seu elenco foi o desempenho do atacante Bruno Lopes contra o Floresta. Autor do gol da vitória, ele viveu uma noite especial. Foi apenas a segunda vez no ano em que ele marcou – a primeira havia sido contra o Noroeste, ainda no Paulistão, quando foi titular em um time alternativo e garantiu os três pontos com dois gols.
Apesar de ter começado só uma partida como titular em 2024, Bruno entra com frequência no decorrer dos jogos. “A oportunidade não avisa a hora que vai chegar. Então, você tem que estar preparado, com a cabeça boa, focado”, afirmou o atacante em entrevista nesta quarta-feira (23).
Valentim já havia elogiado o desempenho de Bruno na coletiva concedida após o jogo contra o Floresta: “O Bruno tem feito ótimos treinos. Ele é de uma seriedade nos treinos que você não tem ideia. Falei para ele: mantenha sua qualidade do treino. Ele foi premiado por mérito próprio”.
Agora, o camisa 77 é um dos artilheiros da Ponte na temporada, com três gols – mesma marca de Jean Dias. Acima deles, apenas Elvis e Everton Brito, com quatro gols cada.
Jogos da reta final definida
A CBF divulgou nesta semana a tabela detalhada dos últimos compromissos da Macaca na primeira fase da Série C. Confira:
Botafogo-PB x Ponte Preta – 09/08 (sábado), às 17h
Ponte Preta x Itabaiana – 16/08 (sábado), às 17h
CSA x Ponte Preta – 25/08 (segunda), às 19h30
Londrina x Ponte Preta – 30/08 (sábado), às 17h
Antes disso, a Ponte foca no desafio diante do Caxias, no próximo domingo, e sonha com a liderança da Série C, no Estádio Centenário.







