A ponte que liga a estrada da Rhodia ao bairro Chácara Santa Margarida, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, foi aberta ao trânsito de veículos e pedestres nesta segunda-feira (24), quase um mês antes do prazo previsto. A reconstrução do novo equipamento na Rua Marco Grigol teve início em 29 de maio deste ano, e deveria ser entregue em até três meses. Na última sexta-feira (21), os trabalhos foram concluídos.
A ponte, que desabou com as fortes chuvas, em dezembro de 2022, é importante via para acesso à Unicamp, ao bairro Guará e ao Polo de Tecnologia para quem sai de Barão Geraldo. A obra foi executada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos.
Com 15 metros de extensão, a ponto foi feita com 32 aduelas, que são estruturas de concreto pré-moldadas, quadradas, de 3 metros x 3 metros cada. Na superfície foi feito o aterramento e a aplicação de pavimento asfáltico. Uma calçada de concreto foi construída em 100 metros, de cada lado da via, incluindo a ponte. O investimento na obra da ponte foi de R$ 1,2 milhão.

Além da obra da ponte, a Prefeitura informou que a rua Marco Grigol foi totalmente recapeada. São 600 metros de extensão, cerca de 4.200 metros quadrados. Foram utilizadas 500 toneladas de massa asfáltica. A via também recebeu nova sinalização de solo, pela Emdec. No recapeamento, o investimento foi de R$ 540 mil.
O secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, explicou que foi necessário construir uma ponte totalmente nova, porque a antiga foi levada pelas fortes chuvas. Na nova ponte foram utilizadas as aduelas, para passar o curso d´água. Esta nova ponte, disse, tem capacidade 50% maior de passagem de água do córrego em relação à anterior.
“É uma macrodrenagem importante naquela bacia hidrográfica. É uma ligação entre a estrada da Rhodia, e os bairros Chácara Santa Margarida, Cidade Universitária e o bairro do Guará. A obra vai beneficiar cerca de 5 mil moradores daquela região”, afirmou Paulella.