A Ponte Preta se prepara para o trecho mais decisivo da primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro. Depois de dois períodos com longos intervalos entre partidas — 12 dias entre os jogos contra o Ypiranga e o ABC, e 14 dias entre ABC e Maringá —, o calendário da Macaca voltou ao ritmo semanal. Após vencer o Tombense com apenas nove dias de intervalo, o time agora terá apenas cinco dias de preparação antes de enfrentar o São Bernardo, oitavo colocado na tabela.
A partir de agora, sem novas pausas prolongadas, a equipe comandada por Alberto Valentim precisará acelerar o ritmo.
Nos próximos oito jogos, quatro serão contra adversários diretos na briga pelas primeiras posições: além do São Bernardo neste sábado (12), fora de casa, a Ponte enfrenta o líder Caxias (14ª rodada, fora), o CSA (6º colocado, 10ª rodada, fora) e o Londrina (4º colocado, 19ª e última rodada, no Moisés Lucarelli). No meio do caminho, ainda tem o Dérbi 210 contra o Guarani, também em casa, pela 14ª rodada.
Destaques até aqui
Atual vice-líder da Série C, a Ponte precisa manter o bom desempenho para garantir a classificação à próxima fase. O meia Elvis, autor do gol da vitória contra o Tombense, soma três gols e três assistências em 15 jogos. Jean Dias, outro titular absoluto, também acumula três gols e três passes decisivos, além de ser o jogador de linha com mais partidas iniciadas na temporada, com 22 jogos como titular.
A artilharia do time em 2024 é liderada por Everton Brito, que tem quatro gols e foi titular nos últimos três jogos. Com a saída de Jeh, a tendência é que ele comece jogando novamente contra o São Bernardo.
Já o centroavante Jeh, artilheiro da Macaca nas últimas duas temporadas, ainda busca retomar sua melhor forma. Após cirurgia no reto femoral no fim de 2023, ele voltou aos gramados na quarta rodada da Série C e atuou em oito jogos, com apenas um gol — contra o Ituano, na quinta rodada. Apesar de ter sofrido o pênalti decisivo no último jogo, Jeh está suspenso após levar o terceiro cartão amarelo.
Além do ataque, a Ponte também conta com a defesa para garantir as vitórias. Já são três jogos seguidos sem sofrer gols. Além disso, a Macaca soma sete partidas sem que a meta defendida por Diogo Silva seja vazada. A Ponte sofreu gols em apenas quatro jogos dos 11 disputados.
Valentim estuda substituto para Jeh
O técnico Alberto Valentim ainda não definiu quem será o substituto de Jeh. Em entrevista coletiva, citou Gustavo Vintecinco e Bruno Lopes como opções. Vintecinco não foi relacionado nas últimas duas partidas, enquanto Bruno entrou no segundo tempo contra o Maringá, mas ficou no banco contra o Tombense. Serginho, Diego Tavares e Jonas Toró também são opções para o setor ofensivo.
Além de Jeh, o clube aguarda a liberação médica do zagueiro Saimon, em recondicionamento físico, e do lateral-direito Pacheco, que está gripado.
Com a reabertura da janela de transferências nesta quinta-feira (10), a expectativa é que a Ponte aproveite para reforçar o elenco visando a reta final da fase classificatória. Um atacante e um meia para dividir as funções de criação com o Elvis são esperados.
A Ponte volta a campo no sábado (12), às 17h, contra o São Bernardo, no Estádio Primeiro de Maio, pela 12ª rodada da Série C.







