Em meio a saídas de titulares, desfalques e à impossibilidade de contratar devido ao transfer ban imposto ao clube, a Ponte Preta tem recorrido às revelações da própria base para a reta final da Série C. Nas últimas semanas, o volante Gustavo Telles, os meias Pedrinho e Nikolas e os atacantes Kaio Ganga e Matheus Henrique já haviam sido promovidos ao elenco profissional da Macaca.
Nesta sexta-feira (29), o clube anunciou a promoção de mais três atletas: os zagueiros Edson e Pablo e o volante Rômulo. O trio reforça posições nas quais a Ponte terá desfalques para a partida diante do Londrina, neste sábado (30), pela última rodada da primeira fase.
Com essas novas promoções, o plantel principal passa a contar com 11 atletas formados na base.
Foco na base
Após a vitória sobre o CSA, Marcelo Fernandes, conhecido pelo trabalho com jovens no Santos, reforçou que atletas da base são ativos do clube e precisam ser valorizados:
“Em um clube como a Ponte Preta, que revela tantos atletas, que tem um departamento amador muito bem feito e pessoas muito capacitadas no setor, essa molecada está pedindo passagem. Eu não tenho receio nenhum de colocá-los. São jogadores que estão treinando muito bem, e são ativos do clube. O clube precisa muito disso”.
Na partida, aos 34 minutos do segundo tempo, Matheus Henrique, de 17 anos, fez um belo lançamento para Diego Tavares nas costas da defesa do CSA. O atacante foi derrubado, e o árbitro assinalou pênalti, convertido pelo goleiro Diogo Silva, que garantiu a vitória da Macaca. Além dele, o volante Gustavo Telles, de 20 anos, entrou nas duas partidas sob comando de Fernandes e também recebeu elogios do técnico, que mantém 100% de aproveitamento no comando do time, com dois jogos e duas vitórias.

No banco de reservas contra o CSA, estavam ainda o atacante Kaio Ganga e o meia Pedrinho, além do lateral-direito João Gabriel e dos goleiros Pedro Rocha e Guilherme Viana, que já integram o profissional há mais tempo.
Desfalques e alternativas para o duelo com o Londrina
Os três novos promovidos chegam em posições nas quais a Ponte está desfalcada. Para a zaga, apenas Wanderson e Sérgio Raphael estarão disponíveis contra o Londrina, já que Danrlei Santos se recupera de lesão, Saimon cumpre suspensão após expulsão diante do CSA e Emerson Santos deixou o clube na última semana. Edson e Pablo devem ser as opções no banco de reservas.
No meio-campo, a Ponte não terá Dudu, que deixou o clube após o Vitória solicitar seu retorno imediato para a disputa da Série A, encerrando seu empréstimo. Além dele, Léo Oliveira cumpre suspensão por cartões amarelos, enquanto Lucas Cândido segue como dúvida devido a um problema no pé. Gustavo Telles e o recém-promovido Rômulo surgem como alternativas, somando-se a Rodrigo Souza e Luiz Felipe, os únicos volantes totalmente disponíveis.
No ataque, Everton Brito é desfalque devido a tratamento no joelho, e na lateral, Artur cumprirá suspensão. Com a classificação garantida, a expectativa é que Marcelo Fernandes utilize um time alternativo, dando oportunidade aos jovens e aos jogadores menos utilizados.
A Ponte enfrenta o Londrina neste sábado (30), às 17h, no Moisés Lucarelli. Vice-líder com 33 pontos, a Macaca já está garantida no grupo B da próxima fase. Em caso de empate ou derrota diante do Londrina, o time pode cair, no máximo, uma posição, permanecendo atrás apenas do Náutico, terceiro colocado com a mesma pontuação.











