A Ponte Preta recebe o Ypiranga-RS nesta segunda-feira (2), às 19h30, no Estádio Moisés Lucarelli, pela oitava rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. A Macaca é líder com 16 pontos na competição e entra em campo com a missão de se distanciar ainda mais do segundo colocado Caxias, enquanto o time gaúcho quer retornar ao G-8 e afastar o risco de ficar fora da zona de classificação.
O técnico Alberto Valentim deve apostar novamente no esquema com três zagueiros que deu vitória à Macaca contra o Náutico, fora de casa, na última rodada, priorizando a solidez defensiva, mesmo atuando em casa. O comandante tenta melhorar o desempenho como mandante: apenas seis dos 16 pontos conquistados foram em Campinas. Além disso, a equipe de Campinas já acumula quatro derrotas no Moisés Lucarelli em 2025.
O Ypiranga chega ao confronto fora do G-8, ocupando a nona posição com 10 pontos. A equipe gaúcha venceu o Tombense por 1 a 0 na rodada passada e busca se firmar novamente na zona de classificação. Apesar do bom resultado, o Canarinho convive com problemas defensivos: é a segunda pior defesa da competição, com 10 gols sofridos.
Mudanças na escalação
Para a Macaca, devem haver duas mudanças: Dudu, que volta de suspensão, e Serginho substituem Léo Oliveira (expulso contra o Náutico) e Emerson Santos, suspensos. A tendência é que Danilo Barcelos seja recuado para a linha de três zagueiros, ao lado de Wanderson e Sérgio Raphael. No meio, Serginho será mais uma opção para a criação de jogadas.
O destaque da Macaca segue sendo Élvis, com dois gols e duas assistências em sete partidas na Série C. Um desafio para a Ponte será conter a indisciplina: foram três expulsões nos últimos quatro jogos.
Pelo lado do Ypiranga, o técnico Matheus Costa promoveu seis mudanças no último jogo e deve manter a base que venceu o Tombense. Ainda sim, a equipe conta com dúvidas: o goleiro Edson e o meia Jean Pierre (ex-Grêmio) podem desfalcar o time, mas Marlone (ex-Corinthians) estará à disposição após se recuperar de um desconforto muscular.
Panorama do jogo
O duelo promete ser um confronto entre estilos opostos: a Ponte Preta tem a terceira melhor defesa da Série C, com 6 gols sofridos, enquanto a equipe de Erechim possui uma das piores, com 10 gols sofridos.
A Macaca ainda lidera o ranking de aproveitamento fora de casa, com 78%, mas busca retomar a consistência no Majestoso.
Mesmo em caso de derrota, a Ponte permanece na liderança, beneficiada pelo tropeço do Brusque, goleado pelo Confiança no último domingo.
Ficha Técnica
Ponte Preta
Diogo Silva; Wanderson, Sérgio Raphael e Danilo Barcelos; Maguinho, Dudu, Serginho, Élvis e Artur; Jean Dias e Jeh. Técnico: Alberto Valentim
Ypiranga-RS
Provável escalação: Zé Carlos; Rian, Willian Gomes, Caíque e Igor Morais; Charles Raphael, Roger e Jean Pierre (Marlone); Gabriel Terra, Felipe Marques e Danielzinho. Técnico: Matheus Costa
Local: Estádio Moisés Lucarelli, Campinas (SP)
Horário: 19h30
Árbitro: Rodrigo da Fonseca Silva – MT











