O estádio Moisés Lucarelli celebra 77 anos de história nesta sexta-feira (12). Palco de grandes alegrias e momentos marcantes da apaixonada torcida pontepretana, o Majestoso será o cenário de mais uma decisão neste domingo (14), quando a Ponte Preta enfrenta o Brusque, com o objetivo de conquistar mais uma vitória na segunda fase da competição e manter o bom desempenho recente em casa.
A Ponte está invicta há seis partidas no estádio, com quatro vitórias e dois empates. Apesar do retrospecto positivo, o Brusque impôs dificuldades à Macaca na última visita. Na sexta rodada da primeira fase da Série C, o time catarinense aplicou um sonoro 4 a 1, registrando a pior derrota da Ponte no ano até o momento. No entanto, este foi o único triunfo do Brusque em Campinas, em confrontos diretos entre as equipes.
No histórico geral, Ponte e Brusque já se enfrentaram sete vezes, com três vitórias para cada lado e um empate. Dentro do Majestoso, a Ponte leva vantagem: apesar da derrota deste ano, o time alvinegro havia vencido pela Série B de 2021, 2022 e 2024.
No confronto da primeira fase, Jonas Toró, atual destaque da Macaca, cometeu um pênalti que resultou no primeiro gol do Brusque, enquanto Dudu foi expulso. O Brusque ampliou no início do segundo tempo, e Wanderson marcou o gol de honra da Ponte. Apesar da reação, os visitantes definiram a goleada com dois gols em quatro minutos, aos 32 e 36 do segundo tempo, diante de 5.691 torcedores.
Para este domingo, o clube espera usar o fator casa a seu favor. Uma promoção permite que torcedores que comprarem ingresso na bilheteria do Moisés Lucarelli usando a camisa do clube paguem meia-entrada em qualquer setor.
O atacante Toró, que marcou quatro gols nos últimos quatro jogos, convocou a torcida em entrevista coletiva concedida nesta quinta-feira (11): “Convoco todos os torcedores para comparecer domingo no Majestoso. É mais uma final para conquistarmos os três pontos e seguir firme na busca pelo acesso.”
Aniversário do Majestoso
A partida ganha ainda mais relevância pela proximidade com o 77º aniversário do Estádio Moisés Lucarelli, comemorado nesta sexta-feira (12). Localizado à Praça Dr. Francisco Ursaia, no número 1900 — escolhido em homenagem ao ano de fundação do clube — o Majestoso foi inaugurado em 12 de setembro de 1948, com capacidade inicial para 35 mil espectadores.
Segundo o clube, a história do estádio começou no final da década de 1930, quando Olímpio Dias Porto, José Cantúsio e Moyses Lucarelli — torcedor que viria a dar nome ao estádio — se uniram para adquirir um terreno para o time de coração. Sem recursos suficientes, o trio convocou a Nação Pontepretana para a “Campanha do Tijolo”, que mobilizou a cidade com doação de materiais de construção e mão de obra.
A inauguração oficial ocorreu em partida contra o XV de Piracicaba, em 12 de setembro de 1948.
O recorde de público estimado foi registrado em 16 de agosto de 1970, na partida entre Ponte Preta e Santos pelo Campeonato Paulista, com 33.500 espectadores dentro do estádio, ansiosos para ver Pelé em ação. Historiadores, porém, defendem que havia cerca de 40 mil torcedores dentro do estádio e mais quatro mil do lado de fora. O confronto terminou com vitória santista por 1 a 0, com gol do atacante Douglas, após jogada individual do Rei do Futebol.

Oficialmente, o maior público registrado é da vitória do São Paulo sobre a Ponte, por 3 a 1, em 1º de fevereiro de 1978, com 37.274 torcedores presentes. No próximo domingo, a Ponte espera dar um presente ao seu estádio com mais uma vitória diante do Brusque.







