Fora da elite estadual, a Ponte Preta conheceu o regulamento e a fórmula de disputa do Campeonato Paulista da Série A2 de 2023, durante Conselho Técnico realizado na tarde da última quarta-feira (2), no Pavilhão Pacaembu, em São Paulo. A reunião contou com a presença de representantes de todas as equipes, entre eles o presidente pontepretano Marco Antonio Eberlin.

Ao todo, serão 16 clubes duelando entre si na primeira fase em turno único (15 rodadas) e os oito primeiros avançam para a segunda fase, em formato mata-mata, com jogos de ida e volta pelas quartas de final, semifinais e final. Em caso de igualdade de resultados e número de gols nos confrontos, a decisão se dará por pênaltis. Os confrontos da segunda fase serão divididos entre 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º. O sistema de disputa é o mesmo das últimas quatro temporadas. Apenas os dois melhores sobem.
A Série A2 começa no dia 15 de janeiro e a grande decisão está prevista para 8 de abril. A tabela completa com todos os jogos da primeira fase deve ser anunciada na semana que vem.
A Ponte Preta disputou a Série A2 pela última vez em 1999, quando conquistou o acesso, exatamente 30 anos depois do título da Divisão de Acesso de 1969. Neste século, foram 23 participações consecutivas na elite estadual até a queda na atual temporada.

Entre as novidades da próxima edição da Série A2, a Federação Paulista de Futebol (FPF) apresentou a Kia Motors como patrocinadora máster, que entregará ao time campeão um carro Stonic, avaliado em cerca de R$ 150 mil.
Neste ano, a Série A2 bateu recordes de audiência com 8,5 milhões de visualizações, sendo 1,3 milhão somente na decisão entre São Bento e Portuguesa, vencida pela Lusa.
A FPF também divulgou que os jogos serão transmitidos ao vivo em canal aberto pela TV Cultura. Em TV fechada, o canal Estádio TNT Sports ficou com os direitos. Ainda haverá transmissões pela internet, através dos canais Paulistão Play, Eleven e YouTube.

Confira abaixo os 16 participantes do Campeonato Paulista da Série A2 de 2023:
Ponte Preta (Campinas)
Comercial (Ribeirão Preto)
Juventus (São Paulo)
Lemense (Leme)
Linense (Lins)
Monte Azul (Monte Azul Paulista)
Noroeste (Bauru)
Novorizontino (Novo Horizonte)
Oeste (Barueri)
Primavera (Indaiatuba)
Rio Claro (Rio Claro)
São Caetano (São Caetano do Sul)
Taubaté (Taubaté)
Portuguesa Santista (Santos)
Velo Clube (Rio Claro)
XV de Piracicaba (Piracicaba)











