Ponte Preta e ABC-RN ficaram no 0 a 0 na tarde deste sábado (14), no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela 9ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. Apesar do empate Macaca segue na liderança provisória com 17 pontos, mas com risco de ser ultrapassada ainda nesta rodada por Caxias ou Brusque, que jogam neste fim de semana.
A campanha irregular em casa segue preocupando: são apenas três vitórias em 11 jogos no Majestoso em 2025, além de quatro empates e quatro derrotas. Na Série C, o time acumula três jogos sem vencer como mandante — derrotas para Brusque e Ypiranga e agora o empate diante do ABC.
Do outro lado, o time potiguar soma dez pontos, com sete empates, uma vitória e uma derrota, e segue próximo da zona de rebaixamento.
Primeiro tempo sem criatividade, melhora no segundo
O ABC começou melhor e quase abriu o placar em duas jogadas aéreas com o estreante Ytalo. A Ponte mostrou dificuldade para conter os contra-ataques e sofreu com a transição ofensiva do adversário.
Alberto Valentim deixou de lado a linha com cinco defensores e escalou a equipe com Sérgio Raphael e Saimon na zaga, além de Maguinho e Leocovick — estreante — nas laterais. Dos quatro defensores, apenas Maguinho é titular com o elenco completo.
A melhor chance pontepretana foi aos 29 minutos: Jeh acertou a trave em chute de fora da área. O ABC também assustou com chute perigoso de Carlos Eduardo da intermediária. O primeiro tempo terminou equilibrado, mas sem brilho.
No segundo tempo, com as entradas de Léo Oliveira e Luiz Felipe, a Ponte melhorou na posse e na distribuição, especialmente com Léo organizando a saída de bola. No entanto, faltou criatividade e presença ofensiva.
Everton Brito, que vinha de boa atuação contra o Ypiranga, teve partida apagada. Elvis, referência da equipe, também não foi bem e foi substituído por Serginho, aos 35 do segundo tempo.
A Ponte volta a campo apenas no dia 28 de junho, fora de casa, contra o Maringá, e espera manter o bom desempenho fora de casa. Já o ABC enfrenta o Ypiranga em Natal, no dia 29.
Homenagem Póstuma
Antes do jogo, foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem a Lauro de Moraes Filho, ex-presidente da Ponte Preta, falecido na manhã deste sábado, aos 89 anos. Ele é considerado, segundo nota de falecimento da própria Ponte, o maior dirigente da história do clube, com três passagens pela presidência (1976–79, 1982–83 e 1988–91), dois vice-campeonatos paulistas e a criação da Cidade Pontepretana.
Ponte Preta 0 x 0 ABC-RN
Ponte Preta: Diogo Silva; Maguinho, Sérgio Raphael, Saimon e Leocovick; Emerson Santos (Luiz Felipe), Lucas Cândido (Léo Oliveira) e Elvis (Serginho); Everton Brito (Toró), Jean Dias (Diego Tavares) e Jeh.
Técnico: Alberto Valentim
ABC-RN: Felipe Garcia; Lucas Mota, Octávio, Bruno Bispo (c) e Lucas Sampaio; Wellington Reis, Carlos Eduardo, Bruno Leite (Joãozinho); Jonatha Carlos (Wallyson), Ytalo (Jenison) e Matheus Martins (Orlando Júnior).
Técnico: Evaristo Piza
Local: Estádio Moisés Lucarelli, Campinas
Árbitro: Emerson Souza Silva
Público total: 3.280
Renda bruta: R\$ 50.820,00
Gols: —
Cartões amarelos
Ponte Preta: Maguinho
ABC-RN: Wellington Reis, Lucas Mota











