Um dos reforços contratados para a disputa da Série B, após o rebaixamento no Campeonato Paulista, o atacante Matheus Alessandro, de 25 anos, não chegou nem sequer a estrear com a camisa da Ponte Preta e deixou o clube alvinegro na semana passada, alguns dias após o empate sem gols com o Guarani no Dérbi 203, único jogo em que foi relacionado pelo técnico Hélio dos Anjos. O jogador ficou no banco de reservas durante os 90 minutos do clássico campineiro no Brinco de Ouro.
Carioca, revelado pelo Fluminense, onde começou a carreira, Matheus Alessandro retornou ao seu estado de origem, sendo emprestado até o fim desta temporada para o Volta Redonda, terceiro colocado da Série C do Campeonato Brasileiro, com 10 pontos em seis jogos. O jogador ainda possui contrato com a Ponte Preta até 30 de abril de 2023.
A passagem de Matheus Alessandro pela Macaca durou menos de 40 dias. Cercado de desconfiança pela torcida pontepretana, devido à baixa quantidade de gols marcados na carreira, apenas uma bola na rede em 110 jogos, Matheus Alessandro chegou ao Moisés Lucarelli no início de abril, poucos dias antes do início da Série B, após disputar 10 jogos do último Campeonato Carioca com a camisa do Boavista.
No último domingo (15), Matheus Alessandro estreou com a camisa do Volta Redonda, atuando como titular na vitória por 3 a 1 sobre o Brasil de Pelotas, no estádio Raulino de Oliveira, no Rio de Janeiro. A equipe aurinegra busca o acesso à Série B e também à elite estadual, pois está disputando simultaneamente a Série A-2 do Campeonato Carioca.

O único gol que Matheus Alessandro marcou em toda a carreira profissional foi em novembro de 2017, quando defendia o Fluminense. Na ocasião, ele marcou nos minutos finais e deu a vitória de virada por 2 a 1 sobre o Botafogo, no Engenhão, em clássico carioca válido pelo Campeonato Brasileiro. Ele também atuou pelo Tricolor Carioca em 2018 e 2020, mas não voltou a balançar as redes.
Matheus Alessandro foi relacionado para apenas uma das sete rodadas da Série B, mas não ganhou nenhuma oportunidade de entrar em campo para tentar balançar as redes, algo que a Ponte Preta tanto necessita, mas ele só conseguiu fazer uma vez em toda a carreira profissional. E isso já faz quatro anos e meio.
Antes de defender o Fluminense, onde iniciou a trajetória na categoria sub-17, Matheus Alessandro também teve uma curta passagem pela base do Palmeiras, clube em que chegou a ser campeão brasileiro sub-20, em 2015.
Como profissional, o atacante foi campeão da Copa Nordeste e do Campeonato Cearense pelo Fortaleza, em 2019. Mais recentemente, em sua única experiência no futebol europeu, em 2021, integrou o elenco do Alashkert que conquistou a Supertaça da Armênia. Ele também acumula passagens por clubes como Fortaleza, Botafogo-SP e Atibaia.