O duelo deste sábado (16) entre Ponte Preta e Sport tem características de decisão para os dois times, e por razões bem diferentes. O Sport busca a vitória porque ainda tem chances de garantir o acesso, enquanto a Ponte Preta precisa vencer para evitar o rebaixamento. Uma combinação desastrosa de resultados nesta penúltima rodada da Série B pode até decretar a queda da Macaca.
A partida no Estádio Moisés Lucarelli começa às 21h30, com transmissão do Sportv e Premiere. Torcedor com camisa do clube pagará meia-entrada.
Para se manter na Série B em 2025, a Macaca já não depende mais apenas de seu esforço. A Ponte precisa também ficar de olho nos resultados do CRB, o primeiro time antes do Z4, que neste domingo (17) encara o Santos. A equipe alagoana tem um ponto a mais na tabela (39 a 38).
Em caso de derrota do time campineiro neste sábado, e vitória da equipe alagoana na Vila Belmiro contra o Santos, que já assegurou o acesso, a Ponte Preta pode ser rebaixada se a Chapecoense ao menos empatar com o Coritiba em casa neste domingo.
A favor da Macaca, além do apoio da torcida, pesa o retrospecto favorável diante do Sport, para quem não perde em casa há nove anos. Nos 16 duelos realizados em Campinas, somando todas as séries do Campeonato Brasileiro e Sul-Americana, a Ponte Preta só foi derrotada uma vez, em 2015. Conseguiu dez vitórias e somou cinco empates cinco.
A Ponte Preta foi derrotada nas últimas três rodadas da Série B, assim como o Sport. O time possui dez vitórias, oito empates e dezoito derrotas, com 36 gols marcados e 49 gols sofridos.
“O comportamento da nossa torcida sempre foi maravilhoso, jamais deixou o time numa situação difícil, sempre apoiando a Ponte. Esperamos que o comportamento da nossa equipe seja igual ao da nossa torcida, sempre aguerrida, sempre acreditando”, comparou o técnico João Brtigatti.
A boa notícia para a Ponte Preta é a possível volta do atacante Gabriel Novaes, que não jogou na derrota por 2 a 1 para o Vila por causa de lesão. O jogador foi liberado pelo departamento médico e virou opção do técnico João Brigatti.
Por outro lado, o atacante Iago Dias e o zagueiro Mateus Silva são desfalques por causa da expulsão na derrota da última segunda-feira para o Vila Nova..
“São dois jogos decisivos. Temos de esquecer o Vila Nova, principalmente o fator emocional, e ter personalidade dentro do nosso domínio, com apoio da nossa torcida. Precisamos ter tranquilidade e ser uma equipe aguerrida”, afirmou o treinador pontepretano.







