Buscando quebrar um jejum de quase uma década e alcançar um feito que não consegue desde 2022, a Ponte Preta enfrenta o Avaí na tarde deste domingo (4), às 16h, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela 19ª e última rodada do primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro. A partida terá transmissão ao vivo da Band, na televisão aberta, e do canal Goat, no YouTube, através deste link: https://www.youtube.com/watch?v=no6Vf8eYnkw.

Na 13ª colocação da Série B, com 23 pontos, a Ponte tenta se afastar ainda mais da zona de rebaixamento e se aproximar do pelotão de frente. Sem qualquer risco de terminar a rodada dentro da degola, a Macaca tanto pode aumentar para sete pontos a distância para o Z4 quanto ver cair de quatro para apenas um, em caso de derrota para o Avaí, combinada a uma vitória da Chapecoense sobre o Mirassol, na segunda-feira (5), em Santa Catarina. A Chape é a 17ª colocada, com 19 pontos.
Por outro lado, se vencer o Avaí no Majestoso, algo que não acontece desde 2015, a equipe alvinegra pode até reduzir pela metade a diferença em relação ao G4, de seis para apenas três pontos, dependendo de derrotas de Mirassol e Vila Nova, que estão colados na zona de acesso. Nesse momento, o Sport Recife aparece em quarto lugar, com 29 pontos, mas possui dois jogos a menos.
Além disso, se derrotar o Avaí no Majestoso, a Ponte Preta chegará à marca de seis vitórias consecutivas dentro do Majestoso, algo que não acontece desde 2022, sob o comando do técnico Hélio dos Anjos. Na ocasião, de forma seguida, a Macaca venceu o Náutico por 1 a 0, o Operário-PR por 3 a 0, o Vasco por 3 a 1, o Guarani por 1 a 0, o Bahia por 2 a 0 e o Sport por 1 a 0.
A atual sequência, com Nelsinho Baptista no comando, conta com triunfos por 4 a 2 sobre CRB, 1 a 0 sobre o Novorizontino, 3 a 1 sobre o Ceará, 4 a 2 sobre o Mirassol e 2 a 0 sobre o Vila Nova. Será que vem a sexta vitória seguida hoje?
Adversário da vez, o Avaí é o 10º colocado da Série B, com 25 pontos. Sem vencer há oito rodadas, a equipe do técnico Gilmar Dal Pozzo possui apenas uma vitória nas últimas 10 rodadas.
Para o duelo desta tarde em território campineiro, o técnico Nelsinho Baptista não poderá contar com o goleiro Pedro Rocha, expulso nos minutos finais da derrota por 3 a 1 para o Sport Recife, em Pernambuco, na rodada passada.
O zagueiro Mateus Silva também é desfalque certo, pois cumprirá suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo recebido no duelo em Recife.
Baixas, Pedro Rocha e Mateus Silva devem ser substituídos pelo goleiro Luan Ribeiro e pelo zagueiro Joílson, respectivamente.
Por outro lado, o comandante da Ponte Preta terá os retornos do lateral-esquerdo argentino Gabriel Risso, do volante Emerson Santos e do atacante Gabriel Novaes, liberados pelo departamento médico.
O volante Ramon Carvalho é dúvida em razão de dores musculares.

Confira abaixo a provável escalação da Ponte Preta para o duelo contra o Avaí:
Luan Ribeiro; Igor Inocêncio, Sérgio Raphael, Joílson e Gabriel Risso (João Gabriel); Castro, Emerson Santos, Dodô (Éverton Brito/Dudu Vieira) e Elvis; Matheus Régis e Jeh. Técnico: Nelsinho Baptista.











