O duelo entre Ponte Preta e Guarani, que encerra o quadrangular final da Série C, reúne todos os elementos para ser um dos confrontos mais importantes da história recente entre os clubes. Já classificada para a Série B de 2026, a Ponte ainda busca a vaga na final da Série C, visando conquistar seu primeiro título de divisão nacional no Campeonato Brasileiro. Do outro lado, o Guarani precisa da vitória e depende apenas de si para garantir o acesso à segunda divisão.
A rivalidade histórica ganha ainda mais peso pelo cenário do grupo: caso a Ponte vença ou empate, a classificação do Guarani passa a depender do resultado entre Náutico e Brusque, no Recife.
O zagueiro Wanderson, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (8), destacou que o foco da equipe está na própria classificação e não nas chances do adversário:
“A gente sabe dessas possibilidades, mas estamos pensando na nossa vitória, não no que pode acontecer do outro lado. Vamos trabalhar duro, como temos feito nos últimos dias, para garantir a vaga na final. Para mim, individualmente e coletivamente, o título tem uma importância muito grande pelo que construímos dentro da competição e pelo nosso torcedor, que merece demais.”
Horas após o início da venda de ingressos, a Ponte Preta anunciou que a carga inicial havia sido esgotada. Mais dois mil ingressos no Setor Sul do Estádio Moisés Lucarelli foram disponibilizados. A última parcial indicava que 14 mil pessoas já haviam adquirido entradas, e a expectativa é que o número ultrapasse 16 mil, o que garantiria o maior público do ano no Majestoso.
O lateral Artur, que retorna após cumprir suspensão diante do Brusque, também comentou sobre a motivação proporcionada pelo apoio da torcida: “Nosso torcedor é sempre fundamental. O Majestoso vai estar lotado, e a pressão da torcida para nós é muito boa. Estamos acostumados e gostamos. Sabemos que temos que trabalhar focados durante a semana, porque o torcedor vai cobrar um bom jogo. Mas se tratando de raça e de vontade, vamos dar o nosso melhor em campo para buscar a vitória. Respeitando o adversário, mas focados no nosso objetivo.”
Sendo o jogador com mais partidas com a camisa da Macaca no atual elenco, Artur é também um dos mais experientes contra o Guarani, com seis participações em Dérbis entre 2022 e 2025. Neste ano, ele participou de todos os confrontos contra o rival, registrando duas vitórias, uma no Paulistão e outra no quadrangular, além de um empate na primeira fase da Série C.
Artur ainda reforçou que o título seria importante, mas que a prioridade da equipe é garantir a classificação antes de pensar na taça: “Meus filhos são pontepretanos, e um título como esse seria muito especial, pois o clube ainda não conquistou. Mas primeiro temos que garantir esse resultado importante, e só depois pensar nos próximos jogos. Todo o grupo está muito concentrado para alcançar isso.”
A Ponte Preta enfrenta o Guarani neste sábado (11), às 17h, no Moisés Lucarelli. A Macaca lidera o grupo com 10 pontos, seguida pelo Guarani com sete.