O perfil oficial da Série C divulgou, nas redes sociais, a atualização das probabilidades de classificação e rebaixamento das equipes na competição. Segundo os dados, a Ponte Preta tem 80,2% de chances de avançar à segunda fase e apenas 0,2% de risco de rebaixamento para a Série D.
A Macaca tem atualmente a terceira maior chance de classificação entre os 20 clubes. Fica atrás apenas do Caxias (90,4%), atual líder, e do CSA (97,5%), quinto colocado. As estimativas consideram o desempenho atual e a dificuldade dos jogos restantes.

Restam dez jogos
Com 17 pontos, a Ponte ainda tem dez partidas a disputar. Entre elas, quatro confrontos diretos contra times que também ocupam a zona de classificação. O dérbi contra o Guarani, marcado para o dia 2 de agosto, também é um dos jogos mais aguardados:
28/06 – Maringá (7º) x Ponte Preta
26/07 – Caxias (1º) x Ponte Preta
02/08 – Ponte Preta x Guarani (12º)
23/08 – CSA (5º) x Ponte Preta
31/08 – Ponte Preta x Londrina (4º)
Dos confrontos diretos, apenas dois serão em casa, onde a Ponte tem tido desempenho inferior em relação aos jogos fora de casa. No total, a equipe ainda jogará cinco partidas como mandante e cinco como visitante.
Outros jogos importantes:
Ponte Preta x Tombense (13º)
Ponte Preta x São Bernardo (10º)
Floresta (11º) x Ponte Preta
Esses três adversários estão a apenas uma vitória do G-8 e devem entrar com força na briga por vaga na próxima fase nas próximas rodadas.
Base em alta: Sub-15 e Sub-17 classificados no Paulista
Enquanto o time principal projeta a segunda fase da Série C, a categoria de base da Macaca também vive bom momento. As equipes Sub-15 e Sub-17 da Ponte já estão classificadas para a segunda fase do Campeonato Paulista e encerraram a primeira fase com vitórias sobre o União São João, de Araras. O Sub-15 venceu por 3 a 1, e o Sub-17 por 2 a 1, ambos os jogos realizados em Itapira.
O Sub-15 terminou em segundo lugar do Grupo 06, com 73,3% de aproveitamento, já o Sub-17 encerrou de forma invicta, com 93,3% e a vice-liderança geral.
Os destaques individuais foram o atacante Vitor Hugo, artilheiro do Sub-17 com cinco gols, e o centroavante Cauã, com 13 gols no Sub-15 — um dos artilheiros da primeira fase da competição.
Os grupos da segunda fase já foram definidos, e a Ponte aguarda a divulgação das datas pela Federação Paulista de Futebol (FPF).
Sub-20 também embala no estadual
A equipe Sub-20 também vive um bom momento: venceu o São Caetano por 3 a 1, de virada, pelo Campeonato Paulista, somando a terceira vitória consecutiva no Grupo 1. Com o resultado, subiu para a quinta colocação, com 13 pontos.
Pelo regulamento, os dez primeiros colocados de cada grupo (são três grupos com 16 times) e os dois melhores décimos primeiros se classificam para a próxima fase. O próximo compromisso da equipe Sub-20 será contra o Velo Clube, no sábado (28).
Ponte mira retomada da liderança
Após três jogos sem vitória, o profissional da Ponte tenta se recuperar na próxima rodada, diante do Maringá, fora de casa. Ao mesmo tempo, torce por um tropeço do Caxias contra o Ituano para tentar retomar a liderança da competição.











