Classificada após despachar o Comercial com vitória por 3 a 0, na noite da última terça-feira (21), no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, a Ponte Preta agora aguarda a resolução das quartas de final, na noite desta quarta-feira (22), para saber quem será o seu próximo adversário nas semifinais da Série A2 do Campeonato Paulista.
Líder geral da competição, com uma campanha quase irretocável de 40 pontos em 17 jogos, a Macaca pegará o time com a quarta melhor campanha entre os semifinalistas. Dois confrontos ainda estão em aberto e os pontos continuam sendo contabilizados.
Em resumo, a Ponte Preta pegará o Oeste, se este avançar. Se isso não acontecer, a Macaca terá pela frente o XV de Piracicaba, em caso de classificação deste com empate ou derrota no tempo normal e vitória nos pênaltis. Se o XV avançar com nova vitória, o Noroeste . Se o XV perder e for eliminado, a Portuguesa Santista é quem passará a ser o adversário da Macaca nas semifinais da Série A2.
Neste momento, com base na classificação atual e nos resultados dos jogos de ida dos dois confrontos ainda em aberto, o adversário da Ponte Preta seria o XV de Piracicaba, que venceu a Portuguesa Santista por 1 a 0 na primeira partida fora de casa, em Santos, e segue com a quarta melhor campanha geral do campeonato, com 28 pontos.
No entanto, em caso de nova vitória no duelo marcado para a noite desta quarta-feira (22), às 20h30, desta vez com o apoio de sua fanática torcida no estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba, o XV chegaria aos 31 pontos, tomaria a terceira colocação do Noroeste, que está com 30, e poderia colocar a equipe de Bauru no caminho da Ponte Preta. Nas quartas de final, o Norusca deixou para trás o Velo Clube após vitória por 1 a 0 em Rio Claro e empate sem gols em Bauru, na última terça-feira (21).
Por outro lado, se der o troco no XV e conquistar a vaga, vencendo o jogo de volta em Piracicaba, a Portuguesa Santista é quem poderá cruzar o caminho da Macaca. A Briosa possui 24 pontos e chegaria a 27, neste caso.

Mas atenção. Tudo não passará de um exercício inútil de imaginação se, mais cedo, o Oeste tiver revertido a derrota por 1 a 0 sofrida dentro de casa e eliminado o Novorizontino, em jogo que acontece na noite desta nesta quarta-feira (22), às 18h, no estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte. Neste cenário, o Oeste entraria automaticamente no caminho da Ponte Preta nas semifinais da Série A2.
Vice-líder da Série A2, com 32 pontos, podendo a chegar a 35 em caso de mais uma vitória sobre o Oeste, o Novorizontino é o único time entre todos ainda vivos na luta pelo acesso que não possui nenhuma chance de pegar a Ponte Preta nas semifinais, somente numa hipotética decisão.