A Ponte Preta venceu o Brusque em um duelo disputado por 1 a 0, neste domingo (14), no Estádio Moisés Lucarelli, e assumiu a liderança isolada do seu grupo na Série C do Campeonato Brasileiro. O gol da vitória saiu nos minutos finais, de pênalti cobrado com categoria por Élvis, garantindo o quinto triunfo consecutivo da Macaca sob o comando de Marcelo Fernandes, que mantém 100% de aproveitamento à frente do time.
A Macaca aproveitou a derrota do Náutico para o Guarani, chega a seis pontos e abre vantagem importante para os adversários no início do quadrangular final. Na próxima rodada, a equipe visita o Náutico no Estádio dos Aflitos, em Recife, no sábado (20), enquanto o Brusque — que segue na lanterna do grupo, zerado em pontos — enfrenta o Guarani como visitante no domingo (21).
Repetindo a escalação da vitória contra o Guarani na rodada anterior, a Ponte rapidamente assumiu o protagonismo da partida.
Apesar do controle da posse de bola, o primeiro tempo foi amarrado, com muita imposição física de ambas as equipes e poucas chances claras de gol. Enquanto a Ponte esbarrou na falta de criatividade ofensiva, o Brusque se manteve em linhas baixas, deixando os donos da casa conduzirem o jogo e buscando oportunidades em contra-ataques.
As melhores chances vieram pelo alto: aos 36 minutos, Jeh cabeceou após cruzamento de Luiz Felipe, mas a bola saiu pelo lado de fora, na melhor oportunidade da Macaca no primeiro tempo. Pouco depois, o zagueiro Saimon testou firme em cobrança de Élvis, passando por cima do gol.

Na segunda etapa, a Ponte intensificou a pressão, explorando novamente as jogadas aéreas. Ao todo, foram 16 escanteios que geraram boas finalizações de Toró, Jeh e Wanderson. A partir dos 30 minutos, a Macaca começou a caprichar mais nas finalizações e parecia perto do gol. Aos 37, em mais um escanteio, Wanderson recebeu cruzamento na cabeça de Élvis, testou, e a bola bateu no travessão, na linha, e saiu. Jogadores da Ponte pediram gol, mas, após alguns minutos de checagem do VAR, a arbitragem confirmou que a bola não entrou.
A insistência da Macaca finalmente resultou em pênalti aos 41 minutos, em jogada do jovem Miguel, que sofreu toque sutil dentro da área. Élvis cobrou firme, no ângulo esquerdo, e marcou seu sexto gol na temporada, empatando na artilharia do time com Toró.
Com a vitória, a Ponte Preta mantém sua série invicta e a marca de apenas um gol sofrido desde a chegada de Marcelo Fernandes. O Brusque, mesmo pressionando nos minutos finais, não conseguiu reverter o placar. Ainda restam quatro rodadas do quadrangular final e os dois primeiros do grupo conquistam o acesso à Série B.
FICHA TÉCNICA
Ponte Preta
Diogo Silva; Pacheco, Wanderson, Saimon e Artur; Léo Oliveira (Lucas candido), Luiz Felipe e Elvis (Edson); Bruno Lopes (Diego Tavares), Jonas Toró (Miguel) e Jeh (Gustavo Telles). Técnico: Marcelo Fernandes
Brusque
Matheus Nogueira; Mateus Pivô, Éverton Alemão, Jhan Pool Torres e Ailton; Jean Mangabeira, Alex Paulino; Diego Mathias (Roberto Rosa), Biel (Thomaz) e Guilherme Pira (Douglas); Olávio (Adrianinho). Técnico: Bernardo Franco
Gols: Elvis, aos 44 minutos do segundo tempo
Público: 8.325
Renda: R$180.100,00
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas
Juiz: Andre Luiz Skettino Policarpo Bento – (MG)
Cartões amarelos: Lucas Candido, Matheus Nogueira e Guilherme Pira











