Depois da vitória que garantiu a classificação da Ponte Preta à próxima fase da Série C, o técnico Marcelo Fernandes segue aproveitando os treinos para observar o elenco e preparar a equipe para o quadrangular final. Nesta terça-feira (19), a Macaca venceu o XV de Piracicaba por 3 a 1 em jogo-treino no CT do Jardim Eulina, com time formado por atletas considerados reservas e jovens da base.
Os destaques foram João Gabriel, de 20 anos, e Kaio Ganga, de 18, que marcaram dois dos gols. Serginho, de pênalti, também foi às redes.
O jogo foi disputado em dois tempos: no primeiro, a Ponte abriu a vantagem marcando os três gols. Já no segundo, o placar ficou zerado. Enquanto isso, os titulares da partida contra o Itabaiana fizeram apenas atividades regenerativas e trabalhos na academia.
Na última rodada, o banco da Macaca já havia contado com João Gabriel, que já atua no profissional desde 2023, além dos atletas sub-20 Nikolas, Gustavo Telles e Kaio Ganga. Telles entrou no segundo tempo e recebeu elogios do treinador. Desta vez, o brilho foi de Kaio, artilheiro da Ponte no Paulista Sub-20 com nove gols e terceiro na artilharia geral. Em 2023, ainda no Sub-17, o atacante marcou 19 vezes em 16 jogos.
Marcelo Fernandes, que atuou por 12 anos no Santos e é conhecido pelo trabalho de integração da base ao profissional, já havia reforçado, após a vitória diante do Itabaiana, sua vontade de utilizar a base e a importância de colocar os garotos com cautela:
“Não dá para jogar os meninos de qualquer jeito, porque você pode até queimar um atleta. É preciso ter um time organizado, com uma espinha dorsal forte, para depois colocá-los”, destacou.
Apesar da classificação, a Ponte ainda terá dois compromissos na primeira fase: contra o CSA, em Alagoas, na próxima segunda-feira (26), e contra o Londrina, no Majestoso. Diante do CSA, Marcelo Fernandes terá que lidar com quatro suspensos: Jeh, Elvis, Dudu e Emerson Santos. A situação pode abrir espaço para novos testes, como Kaio Ganga no ataque no lugar de Jeh.
João Gabriel, que também balançou as redes no jogo-treino, pode ganhar espaço na lateral direita após a saída de Maguinho. Pacheco deve assumir a titularidade, mas o jovem surge como primeira opção no banco.
A Macaca ocupa a terceira posição da Série C, com 30 pontos. Para a partida contra o CSA, seis atletas estão pendurados: Artur, Lucas Cândido, Léo Oliveira, Saimon, Danrlei Santos e Leocovick. Caso não “zerem” os cartões contra o CSA, correm o risco de receberem o terceiro amarelo diante do Londrina, na última rodada, o que os deixaria de fora da estreia no quadrangular. Se passarem ilesos, todos iniciam a fase decisiva com os cartões zerados.