A Ponte Preta enfrenta o Brusque neste sábado (4), às 19h30, no Estádio Augusto Bauer, pela quinta rodada do quadrangular final da Série C, em busca de confirmar a vaga na decisão da competição. Líder do grupo com 10 pontos e já garantida na Série B de 2026, a Macaca ainda disputa o título da competição, que seria sua primeira taça em uma das quatro divisões nacionais, além de assegurar uma vaga direta na 3ª fase da Copa do Brasil do ano que vem.
Para alcançar o objetivo, os comandados do técnico Marcelo Fernandes, ainda invicto à frente da equipe, precisam de uma vitória simples em Brusque.
No entanto, o treinador já indicou que deve levar a campo um time alternativo, visando preservar os principais jogadores para o Dérbi 212, diante do rival Guarani, na última rodada do quadrangular final.
Como vem a Ponte?
Entre os desfalques confirmados estão o lateral Artur, suspenso e substituído por Kevyn, e o atacante Jeh, que sofreu um problema muscular momentos antes da partida contra o Náutico, na última rodada, e segue em recuperação. O volante Léo Oliveira também foi cortado após sentir dores na coxa durante os treinos, devendo ser substituído pelo jovem Gustavo Telles.
Além desses, Elvis e o goleiro Diogo Silva estão pendurados com dois cartões amarelos e podem ficar de fora do Dérbi. Por isso, Pedro Rocha e Serginho devem ser escalados como titulares.
Marcelo Fernandes ainda planeja poupar outros atletas: Pacheco será substituído por João Gabriel; o zagueiro Saimon dará lugar a Edson; o artilheiro Toró será substituído por Diego Tavares; e o volante Rodrigo Souza, por Miguel, de 20 anos, autor do gol do acesso na última partida contra o Náutico.
A Ponte precisa apenas de uma vitória para garantir a primeira colocação do grupo e se classificar para a final. Em caso de empate contra o Brusque, dependerá do resultado do confronto entre Náutico e Guarani nesta rodada. Uma derrota da Macaca deixaria a definição da classificação para a última rodada, decidida apenas no Dérbi, no Moisés Lucarelli.
Como vem o Brusque?
O Brusque, último colocado do grupo com apenas três pontos, precisa da vitória para seguir vivo na briga pelo acesso, torcendo ainda por resultados favoráveis no confronto entre Guarani e Náutico, também neste sábado. O Guarani ocupa a vice-liderança com seis pontos, enquanto o Náutico é terceiro, com quatro.
Sem desfalques, a tendência é que a equipe catarinense repita a escalação da última partida, quando venceu o Guarani no Estádio Augusto Bauer. O único desfalque confirmado é o atacante reserva Robson, expulso na rodada anterior e que cumpre suspensão.
Nos quadrangulares, Ponte e Brusque se enfrentaram na segunda rodada, no Moisés Lucarelli, com vitória da Macaca, gol marcado por Elvis.
Ficha Técnica:
Ponte Preta
Pedro Rocha, João Gabriel, Wanderson, Edson e Kevyn; Luiz Felipe, Gustavo Telles e Serginho; Diego Tavares, Miguel e Bruno Lopes. Técnico: Marcelo Fernandes
Brusque
Matheus Nogueira; Mateus Pivô, Alemão e Jahn Pool Torres; Clinton Udeh, Jean Mangabeira, Bernardo, Guilherme Pira e Alex Ruan; Olavio e Diego Mathias. Técnico: Bernardo Franco
Local: Estádio Augusto Bauer, em Brusque.
Horário: 19h30.
Juiz: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Transmissão: SportyNet e SportyNet+