A Ponte Preta encara o Náutico neste sábado (20), às 17h, no Estádio dos Aflitos, pelo quadrangular final da Série C. A Macaca busca a sexta vitória consecutiva na temporada e a terceira no quadrangular, além de manter o aproveitamento de 100% sob o comando do técnico Marcelo Fernandes.
Líder de seu grupo com seis pontos e com histórico positivo nos Aflitos — são 13 anos de invencibilidade da Ponte no estádio — a equipe campineira manterá a base do time que venceu Brusque e Guarani nas últimas rodadas, com a única alteração de Léo Oliveira, que dará lugar a Lucas Cândido na volância.
A Macaca busca manter o bom clima dentro de campo, mesmo diante de atrasos salariais que se estendem por mais de três meses, atingindo jogadores e comissão técnica.
O time também quer repetir o resultado da primeira fase da competição, quando venceu o Náutico por 1 a 0 em Recife, último confronto entre as equipes.
Todos os titulares das vitórias contra Brusque e Guarani estarão em campo, exceto Léo Oliveira, vetado pelo departamento médico devido a dores na coxa. Lucas Cândido será escalado em seu lugar. Rodrigo Souza, volante que havia assumido a titularidade com Marcelo Fernandes, retorna ao banco após se recuperar de lesão muscular que o tirou das duas primeiras partidas do quadrangular.
Além deles, Everton Brito, com lesão no joelho, e Sérgio Raphael permanecem afastados pelo departamento médico e não foram relacionados para o duelo.
O confronto também marca o reencontro da Ponte com Hélio dos Anjos, técnico do Náutico, que comandou a Ponte entre 2022 e 2023 e conquistou o título da Série A2 do Paulistão em 2023.
O Timbu, terceiro colocado na primeira fase com 36 pontos — mesma pontuação da Ponte, que ficou à frente pelo número de vitórias — venceu sua primeira partida no quadrangular contra o Brusque, mas perdeu na última rodada para o Guarani em casa. Contra a Ponte, a equipe busca se reabilitar e voltar a brigar pela liderança do grupo.
Apesar disso, terá desfalques na defesa e dúvidas no setor ofensivo. Sem os zagueiros Carlinhos e Rayan, lesionados, e o ex-Ponte Preta Mateus Silva, impedido por questões contratuais, a defesa será formada por João Maistro e Igor Fernandes, com Raimar na lateral esquerda.
No meio-campo, Patrick Allan, lesionado, será substituído por Vitinho. Lucas Cardoso, liberado pelo departamento médico, será opção durante a partida. O setor ofensivo terá Vinícius, Igor Bolt e Samuel Otusanya, enquanto Hélio Borges e Bruno Mezenga devem ser opções pela direita e como referência do ataque, respectivamente.
Caso a Ponte Preta vença, alcançará nove pontos no grupo e somará a terceira vitória consecutiva no quadrangular.
Desde 2022, todas as equipes que venceram ao menos os dois primeiros jogos do quadrangular conquistaram o acesso à Série B ao final da competição. Este será o primeiro de dois confrontos consecutivos entre Ponte Preta e Náutico, sendo o segundo no próximo sábado (27), no Estádio Moisés Lucarelli.
Ficha técnica
Náutico
Muriel; Arnaldo, João Maistro, Igor Fernandes e Raimar; Igor Pereira, Marco Antônio e Vitinho; Igor Bolt (Hélio Borges), Vinícius e Samuel Otusanya (Bruno Mezenga). Técnico: Hélio dos Anjos
Ponte Preta
Diogo Silva; Pacheco, Wanderson, Saimon e Artur; Lucas Cândido, Luiz Felipe e Élvis; Jonas Toró, Bruno Lopes e Jeh. Técnico: Marcelo Fernandes
Local: Estádio dos Aflitos, no Recife.
Horário: 17h.
Árbitro: Márcio dos Santos Oliveira (AL)











