Sob olhares do técnico Gilson Kleina, contratado na última sexta-feira (28), a Ponte Preta estreia na Série B na manhã deste domingo (30), às 11h, contra o recém-promovido Brusque, no estádio Augusto Bauer, em Santa Catarina. Será o primeiro confronto da história entre as duas equipes.
Após terminar em sétimo lugar na temporada passada, ficando a apenas quatro pontos de conquistar o acesso, a Macaca tenta retornar à elite nacional desde o rebaixamento sofrido em 2017. De lá pra cá, a equipe alvinegra disputou três edições da Série B, terminando ainda na 5ª colocação em 2018 e na 11ª em 2019. Já a equipe catarinense, fundada em 1987, retorna à Série B depois de 32 anos da sua única participação na competição, ocorrida em 1989.
Enquanto a Ponte vem de eliminação na primeira fase do Campeonato Paulista, além de amargar o vice-campeonato do Troféu do Interior, o Brusque fez grande campanha no Campeonato Catarinense, caindo somente nas semifinais para o campeão Avaí.

Assim como aconteceu na vitória por 3 a 1 sobre o Guarani no Dérbi 199, a Ponte Preta será comandada pelo auxiliar técnico Sandro Forner, que será obrigado a promover duas mudanças na equipe titular em relação à derrota por 2 a 0 para o Novorizontino, na decisão do Troféu do Interior, disputada no último dia 20. Com as saídas do clube do zagueiro Luizão e do lateral-direito Apodi, as vagas deixadas no miolo da defesa e no lado direito serão ocupadas por Ednei e Felipe Albuquerque, respectivamente. O primeiro não entra em campo desde fevereiro devido a um problema no tornozelo, enquanto o segundo vinha atuando improvisado na lateral-esquerda – função que desta vez caberá ao garoto Jean Carlos, de 18 anos, com apenas quatro jogos na temporada.
Confira abaixo a provável escalação da Ponte Preta:
Ygor Vinhas; Felipe Albuquerque, Ednei, Ruan Renato e Jean Carlos; Dawhan, Vini Locatelli e Camilo; Renatinho, Moisés e Paulo Sérgio. Técnico: Sandro Forner.
Maldição da estreia
Nas últimas três edições da Série B, a Ponte Preta estreou perdendo em todas e sequer marcou gol. Em 2018, iniciou a campanha com derrota em casa para o Paysandu por 1 a 0, no Majestoso. Já em 2019, largou perdendo por 2 a 0 para o Coritiba, no Couto Pereira. No ano passado, a equipe foi derrotada por 1 a 0 pelo América-MG, no Canindé.
A Macaca não vence em uma estreia de Série B desde 2011, quando goleou o ASA-AL por 5 a 0, no Majestoso. Na ocasião, Renatinho marcou o primeiro gol da vitória do time então comandado por Gilson Kleina. A campanha terminou com a conquista do acesso. Dez anos depois, a dupla reeditará parceria na Série B.
Desta vez, a Ponte atua longe de casa diante de um adversário há bastante tempo afastado da Série B, mas que está em plena ascensão no cenário nacional. “O Brusque é um time muito competitivo e vem fazendo boas campanhas. Sabemos que temos que competir em um campo difícil de jogar. Sobre a questão das estreias com derrota, é lógico que a gente vai procurar mudar isso. Esse é um campeonato muito difícil, cada jogo é uma decisão e todos os pontos são importantes. A gente tem passado para os jogadores a importância do empenho e da competitividade para essa nossa primeira decisão”, afirmou Sandro Forner, em entrevista coletiva concedida na manhã da última sexta-feira (28), antes do embarque para Florianópolis, onde o elenco ficou concentrado.
“A Série B neste ano será muito difícil, mas a gente tem grandes possibilidades de lutar lá em cima e subir. Estou muito feliz, quero marcar gols e ajudar a Ponte a conquistar seus objetivos”, disse o jovem atacante Richard, de 21 anos, um dos três reforços contratados pela Ponte Preta desde o fim do Paulistão. Além dele, a Macaca também acertou com o lateral-esquerdo Rafael Santos e o volante Lucas Cândido. Nenhum deles, no entanto, deve jogar em Brusque.







