Segue a sina da Ponte dentro do Majestoso no segundo turno da Série B. Em mais uma jornada decepcionante, com pouca inspiração e falhas cruciais, tanto no ataque quanto na defesa, a Macaca foi derrotada pelo América-MG por 2 a 0 na noite desta terça-feira (24), no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela 28ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Os gols da vitória do time visitante foram marcados pelo atacante Adyson, recebendo passe açucarado do meia argentino Elizari e batendo por baixo do goleiro Pedro Rocha, aos 35′ do 1º tempo, e pelo centroavante Jonathas, que saiu do banco de reservas para matar o jogo em contra-ataque fulminante, aos 40′ do 2º tempo.
Na etapa final, quando o jogo ainda estava 1 a 0, o meia pontepretano Elvis desperdiçou um pênalti, defendido pelo goleiro Elias, e também perdeu uma chance inacreditável sem goleiro, mas a bola foi salva em cima da linha pelo lateral-esquerdo Marlon.
No segundo tempo, o VAR entrou em ação duas vezes, primeiro chamando o juiz para marcar pênalti em cima de Dodô, a menos de 15 minutos do fim do tempo regulamentar, e depois para expulsar o lateral-esquerdo Gabriel Risso após uma entrada forte no volante Juninho, já no período de acréscimos. Desta forma, a Macaca terminou a partida com um homem a menos, sob vaias e xingamentos da torcida.
Com o resultado negativo, a Ponte Preta segue na 13ª colocação, com os mesmos 32 pontos. São três pontos de vantagem sobre o Brusque, que abre a degola com 29 pontos, mas possui duas vitórias a menos que a Macaca.
A Ponte Preta segue sem vencer como mandante desde o dia 4 de agosto, quando derrotou o Avaí por 1 a 0 no Majestoso, com gol do centroavante Jeh, pela última rodada do primeiro turno da Série B.
Na ocasião, a equipe alvinegra atingiu a marca de seis vitórias consecutivas dentro de casa. Depois disso, no entanto, foram cinco jogos como mandante, com quatro derrotas (1 a 0 para o Operário, 2 a 0 para a Chapecoense, 4 a 1 para o Ituano e 2 a 0 para o América-MG) e apenas um ponto conquistado (empate em 1 a 1 com o Goiás).
O América, por sua vez, chegou aos 44 pontos e assumiu a 6ª colocação da Série B, ficando a apenas duas posições e dois pontos do Mirassol, que fecha o G4, com 46 pontos.
O Coelho voltou a vencer fora de casa depois de 10 jogos de jejum como visitante, com seis derrotas e quatro empates. Curiosamente, o último triunfo longe de Belo Horizonte também tinha sido em território campineiro. No dia 20 de maio, o time mineiro derrotou o Guarani por 2 a 1, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas.
Na próxima rodada, a Ponte Preta enfrentará nada menos do que o líder Novorizontino, do técnico Eduardo Baptista, filho do treinador pontepretano Nelsinho Baptista. O duelo acontece na segunda-feira (30), às 21h, no estádio Dr. Jorge Ismael De Biasi, em Novo Horizonte.
FICHA TÉCNICA:
Ponte Preta (0): Pedro Rocha; Luiz Felipe (João Gabriel), Mateus Silva (Joílson), Sérgio Raphael e Heitor Roca (Gabriel Risso); Emerson Santos, Emerson, Ramon Carvalho (Éverton Brito) e Élvis; Dodô e Gabriel Novaes. Técnico: Nelsinho Baptista.
América-MG (2): Elias; Matheus Henrique, Lucão, Éder e Marlon; Alê (Wallisson), Elizari (Moisés) e Juninho; Adyson (Fabinho), Brenner (Jonathas) e Rodriguinho. Técnico: Lisca Doido.
Gols: Adyson (AME), aos 35′ do 1º tempo; Jonathas (AME), aos 40′ do 2º tempo.
Local: Estádio Moisés Lucarelli, Campinas (SP).
Público: 3.008 pagantes (3.229, no total).
Renda: R$ 64.080,00.
Juiz: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS).
Cartões amarelos: Sérgio Raphael (PON); Alê (AME).
Cartão vermelho: Gabriel Risso (PON), aos 46′ do 2° tempo







