Sem nenhum risco de entrar na zona de rebaixamento, mas ainda bastante ameaçada e pressionada pela necessidade de pontuar para aumentar a distância da degola, a Ponte Preta enfrenta o Ceará na tarde deste sábado (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida, às 17h, na Arena Castelão, em Fortaleza, pela 31ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A partida terá transmissão ao vivo da Band, da TV Brasil e do canal GOAT, no YouTube.
Na 14ª colocação do campeonato, com 35 pontos, apenas dois acima do CRB, primeiro time dentro do Z4, a Ponte Preta vem de importante vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo-SP, em confronto direto dentro de casa. O resultado positivo colocou fim a um jejum de cinco jogos do time jogando no estádio Moisés Lucarelli, com quatro derrotas consecutivas.
Mesmo mais aliviada, a equipe alvinegra continua sob perigo e quer um trazer um bom resultado para chegar com o moral elevado ao Dérbi 208 contra o Guarani, na próxima rodada. O clássico campineiro acontece no dia 20 (domingo), às 18h30, no estádio Moisés Lucarelli.
A Ponte Preta não corre nenhum risco de entrar na zona de rebaixamento e pode aumentar a folga do Z4 para cinco pontos, se vencer o Ceará. No entanto, em caso de derrota, pode ver a distância para a degola cair de dois para apenas um ponto, se o CRB pontuar contra o Guarani, em Campinas, ou o Ituano vencer o Brusque, em Santa Catarina. Esses dois duelos fecham a rodada na segunda-feira (14).
Adversário pontepretano, o Ceará vem de derrota por 2 a 1 para o terceiro colocado Sport, em Recife, e aparece na 7ª colocação, com 45 pontos, a cinco do Mirassol, que abre o grupo de acesso, com 50.
Se vencer a Macaca, o Vovô pode até terminar a rodada na 5ª posição, a apenas dois pontos do G4, desde que o Mirassol seja derrotado pelo vice-líder Santos, em duelo que também acontece hoje, mais tarde, às 18h30, na Vila Belmiro.
Atual campeão da Série B, com o Vitória, o técnico Léo Condé completa exatamente um turno no comando do Ceará. Curiosamente, o treinador de 46 anos assumiu o cargo logo depois da derrota do time para a Ponte Preta por 3 a 1, no dia 25 de junho, no Majestoso. Na ocasião, o resultado custou a demissão do técnico Vágner Mancini.
Para o duelo de hoje, o técnico Nelsinho Baptista não poderá contar com o zagueiro Mateus Silva, expulso no duelo contra o Botafogo-SP. Com isso, a dupla de zaga deve ser formada por Joílson, que volta de suspensão, e Nilson Júnior, que entrou no lugar de Castro. Essas devem ser a duas únicas mudanças na escalação em relação à rodada passada. O meia Elvis deve ser preterido novamente e começar no banco de reservas.
A Ponte Preta não derrota o Ceará em Fortaleza há 42 anos, mais precisamente desde o dia 28 de fevereiro de 1982, quando venceu por 3 a 2, pelo Campeonato Brasileiro. Atuaram naquela partida o zagueiro Nenê Santana e o lateral-direito Édson Boaro, atualmente auxiliares técnicos da Macaca.

Confira abaixo a provável escalação da Ponte Preta para o duelo contra o Ceará:
Pedro Rocha; João Gabriel, Joílson, Nilson Júnior e Luiz Felipe; Emerson Santos, Emerson e Dodô; Éverton Brito, Iago Dias e Gabriel Novaes. Técnico: Nelsinho Baptista.







