A Ponte Preta venceu o XV de Piracicaba por 3 a 0 em jogo-treino realizado na manhã desta terça-feira (15), no CT do Jardim Eulina, em Campinas. A atividade fez parte da preparação para o confronto contra o Floresta, pela 13ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, marcado para sábado (19), às 19h30, no Moisés Lucarelli.
O técnico Alberto Valentim acompanhou a atividade e aproveitou o teste para dar ritmo de jogo aos reservas e observar jogadores das categorias de base. Os gols pontepretanos foram marcados por Vicente Concha e Luiz Felipe, no primeiro tempo, e por Miguel, na etapa final.
A atividade foi dividida em dois tempos, com escalações diferentes.
No primeiro, a Ponte atuou com uma equipe formada majoritariamente por atletas que vêm sendo opções no banco de reservas ou titulares ocasionais, incluindo nomes como Sérgio Raphael, Léo Oliveira, Leocovick, Toró e Bruno Lopes. O lateral João Gabriel, um dos cotados para substituir Maguinho na próxima rodada, também foi titular. A formação inicial teve: Pedro Rocha; João Gabriel, Vicente Concha, Sérgio Raphael e Leocovick; Rodrigo Souza, Luiz Felipe, Diego Tavares e Léo Oliveira; Toró e Bruno Lopes.
Na etapa final, Valentim promoveu testes com jovens da base: Matheus Kayser; Júlio, Sérgio Raphael (Vicente Concha), Diego e Lukinha; Jhonny Lucas, Miguel (Zé), Pedrinho e Gustavo Telles; Gustavo Vintecinco e Ricardo Oliveira.
A Ponte também informou que os atletas considerados titulares realizaram atividades regenerativas nesta terça.
Titular será desfalque pela primeira vez na temporada
Para o jogo contra o Floresta, o desfalque será o lateral-direito Maguinho, suspenso após receber o terceiro cartão amarelo quando já estava no banco de reservas, após ser substituído na derrota para o São Bernardo. Esta será a primeira vez em 2025 que o jogador ficará fora de uma partida. Ele participou de todos os 25 jogos do clube no ano, sendo titular em 22 deles. No Paulistão, marcou um gol e deu uma assistência.
As opções para a posição são o experiente Pacheco e o jovem João Gabriel, de 20 anos, que entrou no segundo tempo da última rodada e foi titular no jogo-treino desta terça.
Em contrapartida, a Ponte terá o retorno do centroavante Jeh, que cumpriu suspensão na rodada anterior. Na ausência do camisa 9, Valentim escalou Everton Brito e Jean Dias nas pontas, com Elvis centralizado, mas estratégia não funcionou. “A ideia era o Elvis flutuar no meio, com os extremos atacando os espaços deixados. Treinamos bem durante a semana, mas as jogadas não saíram no jogo”, avaliou o técnico em coletiva de imprensa após a última partida.
Com Jeh novamente disponível, Valentim deve retomar o quarteto ofensivo considerado ideal: Elvis, Everton Brito, Jean Dias e Jeh. Jean e Elvis têm três gols e três assistências cada na Série C, enquanto Everton Brito é o artilheiro da Ponte no ano, com quatro gols. Jeh, por sua vez, ainda busca reencontrar o bom momento após se recuperar de uma grave lesão na coxa. Ele fez apenas oito jogos em 2025 e tenta voltar à melhor forma física. Na última vitória da Ponte, contra o Tombense, sofreu o pênalti que garantiu os três pontos.
De volta ao Majestoso
O duelo contra o Floresta marca o retorno da Ponte Preta ao Moisés Lucarelli, onde a equipe buscará retomar o caminho das vitórias após o revés diante do São Bernardo. A Macaca ocupa a vice-liderança da Série C, com 23 pontos, e quer aproveitar o fator casa para se manter firme no G-8 e diminuir a distância de quatro pontos para o líder Caxias.







