31 de janeiro de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Cidade e Região

Ponto de ônibus que fala com o passageiro? Entenda

Tecnologia busca minimizar a sensação de insegurança dos usuários do transporte público em Campinas

Redação Por Redação
17 de setembro de 2023
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 3 mins
A A
Ponto de ônibus que fala com o passageiro? Entenda

O prefeito Dário Saadi testou a tecnologia em ponto de ônibus da Glicério, em frente ao Largo do Pará Foto: Eduardo Lopes

Campinas está entre as três cidades contempladas com o projeto “Abrigo Amigo”, que promove uma companhia remota a quem estiver aguardando o ônibus à noite, especialmente mulheres e pessoas vulneráveis, por meio de chamadas de vídeo. Na última semana, o prefeito Dário Saadi apresentou e testou a tecnologia, instalada em abrigo da avenida Francisco Glicério, em frente ao 6º Cartório de Notas, e próximo ao Largo do Pará, onde há alta demanda de usuários.

O painel digital (MUPI – Mobiliário Urbano para Informação) já instalado no abrigo padrão “Glicério” foi adaptado para receber chamadas de vídeo, conectando os usuários a uma central de atendimento. A iniciativa da empresa Eletromidia foi desenvolvida em conjunto com a agência AlmapBBDO e envolve a Prefeitura de Campinas, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Secretaria de Transportes (Setransp).

O objetivo é minimizar a sensação de insegurança dos usuários do transporte público, principalmente mulheres, que utilizam as paradas de ônibus desacompanhadas no período entre 20h e 5h. Apesar de ter foco nas mulheres, o projeto tem propósito inclusivo e atenderá qualquer pessoa que se sinta vulnerável.

“O Abrigo Amigo veio para trazer tecnologia ao combate à violência contra a mulher”, enfatizou o prefeito Dário Saadi.

O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, destacou “a importância de priorizar o transporte público. Os painéis digitais já receberam a previsão de chegada dos ônibus no ponto, e agora temos o lançamento do primeiro Abrigo Amigo, de outros que virão, dando mais segurança à mulher”, disse.

Outros três abrigos “padrão Glicério”, que já contavam com painéis digitais (MUPI’s – Mobiliários Urbanos para Informação), receberão a tecnologia nos próximos dias: Av. Benjamin Constant, 1633 – próximo à Biblioteca Municipal;  R. Albino José Barbosa de Oliveira, 1000 – Barão Geraldo; R. Dona Licínia Teixeira de Souza, 331, em frente ao Centro de Saúde do Jardim Aurélia.

 

Transformação das cidades

O diretor executivo de Relações Institucionais e Governamentais da Eletromidia, José Carlos Angelucci Jr, explicou que “a empresa tem como propósito a transformação das cidades e esse projeto é um grande exemplo disso, uma iniciativa que, através da tecnologia, aborda uma questão social importante nos grandes centros urbanos do país”.

Outros 16 pontos serão adaptados em até 90 dias, totalizando 20 “Abrigos Amigos” em Campinas. Os locais serão definidos com base nas informações coletadas (demanda para chamadas, por exemplo).

Em Campinas, a iniciativa entra como projeto especial dentro da concessão de abrigos padrão “Glicério”, firmada em 2018. A adaptação dos abrigos não envolve recursos municipais. O projeto está sendo custeado por empresas patrocinadoras, por meio da venda do espaço publicitário por período de 12 meses.

Para identificar os locais, foram considerados a abrangência, de modo a atender diferentes regiões do município, bem como a demanda de embarque no período noturno, em geral, em abrigos próximos a escolas, faculdades, shoppings e supermercados. Os locais de instalação poderão ser reavaliados de acordo com a utilização apresentada.

 

Como vai funcionar 

Abrigos padrão “Glicério” que contam com painéis digitais serão adaptados para realizar chamadas de vídeo, em tempo real, entre o usuário que se sentir vulnerável no ponto e atendentes de uma central de monitoramento. Eles são equipados com câmeras, conexão com a internet, sensores noturnos e microfones. Ao longo do dia, as telas irão funcionar normalmente para os informes publicitários.

O painel exibirá a mensagem “Você precisa de companhia até chegar o ônibus? Peça agora”. Para iniciar a chamada, o usuário deverá tocar na tela e um atendente orientará e tomará as providências necessárias com base na situação relatada. Os protocolos de atendimento foram definidos entre a Eletromidia e o Centro Integrado de Comando e Controle da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O “Abrigo Amigo” foi lançado oficialmente pela Eletromidia no dia 28 de agosto, em São Paulo. A empresa anunciou a previsão de instalar a tecnologia gradativamente em 100 abrigos que contam com painéis digitais – 20 em Campinas, 70 em São Paulo e 10 no Rio de Janeiro.  Anteriormente intitulada “Guarded Bus Stop”, a campanha de lançamento foi premiada internacionalmente no Cannes Lions.

 

Abrigos Glicério  

A concessão que promove a renovação de abrigos em Campinas foi firmada em 2018. Desde então, foram instalados 747 novos equipamentos padrão “Glicério” num raio de 5km do Centro e nos principais corredores do transporte público, onde há maior demanda de embarque de passageiros. O número correspondente a 83,6% dos 894 abrigos previstos no contrato. Somente entre janeiro e agosto de 2023, foram implantados 141 novos abrigos.

Atualmente, a Eletromidia é a responsável pela implantação e manutenção dos abrigos. Os recursos para renovação e manutenção dos mobiliários são provenientes da exploração publicitária dos pontos de parada.

Tags: Abrigo AmigoCampinasEletromídiainsegurançapontos de ônibusSegurançatecnologiatransporte públicoviolência
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Primeiro Feirão de Emprego do ano registra 569 atendimentos
Cidade e Região

Primeiro Feirão de Emprego do ano registra 569 atendimentos

Por Redação
30 de janeiro de 2026

...

Prefeitura de Campinas lacra estabelecimento que funcionava como bingo
Cidade e Região

Prefeitura de Campinas lacra estabelecimento que funcionava como bingo

Por Redação
30 de janeiro de 2026

...

Campinas recebe nova remessa de vacinas contra covid-19

Campinas recebe nova remessa de vacinas contra covid-19

30 de janeiro de 2026
Túnel de pedestres que liga o Centro à Vila Industrial será fechado para reparos a partir desta sexta

Túnel de pedestres que liga o Centro à Vila Industrial será fechado para reparos a partir desta sexta

30 de janeiro de 2026
Mulher é morta a facadas pelo marido em Artur Nogueira; suspeito está foragido

Mulher é morta a facadas pelo marido em Artur Nogueira; suspeito está foragido

30 de janeiro de 2026
Prefeitura fecha bosque do Parque Valença; acumulado de chuvas em 72 horas foi de 101,4 mm na região Noroeste

Prefeitura fecha bosque do Parque Valença; acumulado de chuvas em 72 horas foi de 101,4 mm na região Noroeste

30 de janeiro de 2026
Carregar Mais















  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Ex-comandante da PM, coronel Adriano Augusto Leão morre aos 49 anos

    Ex-comandante da PM, coronel Adriano Augusto Leão morre aos 49 anos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Passinhos dos anos 80 voltam com força e unem gerações em Campinas – por Daniela Nucci

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • A ascensão das publicações ‘predatórias’ – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher é morta a facadas pelo marido em Artur Nogueira; suspeito está foragido

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Manifestação no domingo em Campinas cobra justiça após mortes de cavalo e cachorro Orelha

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.