PUBLICIDADE
21 de maio de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
  • WHATSAPP
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias Corporativas

Por que é importante as empresas definirem o cliente ideal?

DINO Por DINO
26 de outubro de 2022
em Notícias Corporativas
Tempo de leitura: 2 mins
A A
Por que é importante as empresas definirem o cliente ideal?

Subiu a intenção de compra para a Black Friday 2022, que será realizada no dia 25 de novembro. De acordo com levantamento da Ecglobal, entre mil pessoas pesquisadas, 76% têm intenção de adquirir produtos na data, ante 65% no ano passado. Para chegar aos potenciais clientes, determinar o ICP (Perfil de Cliente Ideal) pode ser um atalho para as empresas que operam no ambiente online. 

O termo ICP refere-se a um esboço traçado do perfil de consumidor cujas características mais se adequam ao que a empresa busca atingir. Independente de ser B2B ou B2C, ao identificar o chamado “cliente ideal”, os negócios podem criar estratégias conforme interesses específicos.

Para Juliano Dias, fundador e CEO da Meetz, empresa que atua com prospecção para empresas B2B, o ICP é uma forma de entender o próprio público. “Saber o ICP é conhecer – e estar sempre pronto para refinar e ajustar – o seu cliente, em detalhes, desde a forma que ele prefere se comunicar, até as suas ‘dores’ mais comuns”, afirma.

A pesquisa da Ecglobal, que identificou o aumento na intenção de compra entre internautas, foi realizada com entrevistados de diferentes classes sociais, gêneros, faixas etárias e regiões. Na prospecção de clientes, este é outro aspecto que o ICP pode ser útil. 

“Independentemente do negócio, nunca deveríamos prospectar todos os mercados, portes, segmentos e regiões. Times de vendas, especialmente os B2B, precisam focar no que importa, dedicando tempo e atenção para negociar, vender e gerar valor para o ICP”, explica Dias.

A partir da definição do ICP, é possível que as empresas façam uso de tecnologia e análise de dados para direcionar o foco das estratégias e, assim, economizar tempo e recursos no processo. Outras vantagens incluem uma comunicação mais eficaz, a taxa de conversão maior e o LTV (lifetime value, ou a receita total gerada por um cliente em uma linha do tempo) estendido.

Traçar o perfil de cliente almejado é uma prática que pode ser iniciada com a captação de dados como cargo, área, setor, frequência de compras e ticket médio. As informações podem ser da própria base de dados.

“Uma empresa com um processo de vendas tem dados sobre os segmentos que menos compram ou a média de funcionários nas empresas que mais fecham negócio. A partir disso, já se consegue traçar alguns rabiscos sobre qual é o perfil do cliente ideal”, aponta o CEO da Meetz.

Para o especialista, entender o ICP é por fim também identificar quais clientes um determinado negócio não anseia atender.

Tags: DinoHora Campinasnotícias corporativas
CompartilheCompartilheEnviar
DINO

DINO

Notícias Relacionadas

Seguros de linhas financeiras crescem 19,24% em 2022
Notícias Corporativas

Seguros de linhas financeiras crescem 19,24% em 2022

Por DINO
3 de abril de 2023

...

Demanda por impressoras multifuncionais tem crescido nos últimos anos
Notícias Corporativas

Demanda por impressoras multifuncionais tem crescido nos últimos anos

Por DINO
3 de abril de 2023

...

Smart hospitals aceleram a cura de pacientes no Brasil

Smart hospitals aceleram a cura de pacientes no Brasil

3 de abril de 2023

Bain Capital adquire Evident: parceria irá acelerar o crescimento e a inovação futuros

3 de abril de 2023

Wärtsilä assina contrato de longo prazo de Operações e Manutenção com a concessionária brasileira Rio Amazonas Energia

2 de abril de 2023

FreeCô investe na maior campanha da sua história

1 de abril de 2023
Carregar Mais












  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    Ivo Neves
    Pequena empresa que pensa grande
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Márcia Romão
    Saúde Emocional
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Destinos charmosos no Interior de São Paulo para um bate e volta

    Destinos charmosos no Interior de São Paulo para um bate e volta

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Artigo:  Analfabetismo funcional tem rosto, nome e exige respeito – por Vanessa Crecci 

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Entre prédios e patrimônios: a disputa silenciosa pelo Centro histórico de Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Uma pessoa morre em acidente com motocicleta na SP 101

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Guarani escapa da lanterna, mas obtém pior colocação sob o comando de Fernandes

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Marketing e Comunicação

Pedro Basso
pedrobasso@horacampinas.com.br

Para falar conosco

WhatsApp

(19) 9 9880-3040

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

  • WHATSAPP

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.