PUBLICIDADE
7 de novembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Veículos

Porsche Cayenne E-Hybrid: luxo, conforto e economia de combustível

Teste com o carro da marca alemã vira tração na pacata cidade de Cunha

Redação Por Redação
3 de maio de 2022
em Veículos
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Porsche Cayenne E-Hybrid: luxo, conforto e economia de combustível

O contraste entre o SUV híbrido da Porsche e a paisagem rural de Cunha. Fotos: Divulgação

Reginaldo Pupo

Especial para o Hora Campinas

 

“Esse é Patrão!”. “Esse está montado no dinheiro!”. “Nunca vimos um Porsche aqui na cidade”. “Moço, quanto custa esse carro?”. Pois é, os carros da marca alemã Porsche causam essas reações por onde passam, tanto por conta do luxo, pelo design arrojado e atraente; e pela imponência.

As frases foram ouvidas enquanto eu testava um Cayenne E-Hybrid na pequena Cunha, no Vale do Paraíba (SP), que, curiosamente, é conhecida como a “Capital Nacional do Fusca”, icônico carro fabricado por outra marca alemã.

Foi justamente o contraste entre o SUV híbrido da Porsche e os Fuscas que chamou a atenção dos moradores da pacata cidade, que paravam para ver o carro mais de perto e até fotografá-lo. Flagramos também jovens fazendo selfies ao lado do carrão esportivo, enquanto, ao fundo, cavalos puxando charretes com seus donos utilizando chapéus de palha reforçavam ainda mais o contraste.

Na estrada, muitos ocupantes de carros emparelhavam com o Cayenne para observá-lo mais de perto e, também, discretamente, tirar algumas fotos com seus smartphones.

Como o próprio nome sugere, o Cayenne E-Hybrid é movido a motor a combustão e elétrico. Apesar de seu peso (2.295 quilos) e tamanho (4,92 metros), achei o SUV econômico. Na rota que fiz, saindo de São Paulo e passando por Ubatuba (SP), Paraty (RJ), Cunha (SP) e retornando a São Paulo, só realizei o abastecimento do tanque de 75 litros na chegada a capital.

A economia se deu, no entanto, mediante a um conjunto de fatores, como a condução na estrada a menos de 100km/h (algo praticamente impossível diante de um Porsche), uso híbrido do sistema elétrico e combustão; e realizando a regeneração da bateria nas descidas e frenagens.

 

Motorização

O Porsche Cayenne E-Hybrid tem motor V6 de três litros (250 kW / 340 cv), que foi combinado com um motor elétrico (100 kW / 136 cv) para gerar 340 kW (462 cv) de potência. O torque máximo, de 700 Nm, é disponibilizado logo acima da rotação de marcha lenta.

A propulsão híbrida plug-in do Cayenne permite a aceleração de 0 a 100 km/h em 5,0 segundos e uma velocidade máxima de 253 km/h. O SUV pode percorrer uma distância de 44 quilômetros e alcançar velocidade de 135 km/h usando apenas eletricidade.

A Porsche diz ter melhorado o desempenho do motor a combustão em 5 kW (7 cv) em relação ao do seu antecessor, atingindo 250 kW (340 cv). A a performance do motor elétrico agora está mais de 43% maior, com 100 kW (136 cv). Combinados, os dois geram uma potência total de 340 kW (462 cv).

A tecnologia Sport Response (resposta esportiva) derivada do supercarro 918 Spyder, é um novo acréscimo. Ela permite que o motor elétrico possa ser usado em todos os modos do pacote Sport Chrono de série para um ganho adicional na performance. Isso quer dizer que o máximo torque do sistema está disponível assim que o pedal do acelerador é acionado.

Dependendo da situação de condução e da necessidade de desempenho, o motorista continua a usufruir do torque adicional ao longo de toda a faixa de rotações. Isso leva a uma experiência de direção mais ágil e superior.

A capacidade da bateria foi significativamente melhorada no Cayenne E-Hybrid, juntamente com a autonomia com eletricidade e as reservas para impulsão: em comparação com o modelo anterior, a capacidade aumentou de 10,8 para 14,1 kWh. Isso equivale a um aumento de aproximadamente 30 por cento.

 

Luxo e conforto

Com 2,90m de entre eixos, o Porsche Cayenne E-hybrid e bastante espaçoso, tanto para quem viaja nos bancos da frente, quando nos traseiros. O fino acabamento de seu interior é peculiar da marca, que não economiza em materiais de excelente qualidade.

Os passageiros do banco de trás viajam confortavelmente nos bancos em couro e são agraciados com saída de ar condicionado, porta-objetos e entrada de cabo USB. E ainda pode apreciar a paisagem por meio de seu enorme teto solar, um dos maiores que já vi.

 

O painel de comandos do Cayenne faz lembrar uma cabine de avião, devido à quantidade de luzes e botões. A tela multimidia agrega uma série de opções, como rádio, GPS integrado, telefone, comando de voz, controle de altura do chassi, entre outros. Ainda no painel é possível fazer a opção em rodar apenas no motor a combustão ou na bateria. Ou simplesmente deixar no automático.

Outro quesito interessante e já presente em alguns carros que chegaram ao Brasil recentemente é a reprodução do GPS ao lado do velocímetro. Desta forma, o condutor não precisa desviar a atenção para o console central para se guiar pelo GPS.

Outra opção bem bacana do carro é que é possível escolher o modo de dirigir: e-power (para rodar apenas no modo elétrico), hybrid (elétrico + combustão), sport (que torna o motor mais esperto), sport plus e individual (que permite a troca de marchas de forma manual). Também é possível escolher qual tipo de terreno o carro vai encarar: cascalho, areia, lama, off-road e pedra.

O “esportivão” tem tração 4×4 e câmbio de oito velocidades, atinge até 253km/h e faz de 0 a 100km/h em apenas 4,9 segundos. O porta-malas tem capacidade de 645 litros, mas, com os bancos rebatidos, pode chegar a 1.607 litros.

No quesito segurança, ele não deixa a desejar. São nada menos que oito airbags, sendo dianteiros, para joelhos (motorista e passageiro), laterais dianteiros e cortinas. O SUV sai a partir de R$ 561 mil.

Tags: CayennecombustívelconfortocunhaE-HybridEconomiaespaçoluxoPorsche
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

VW Tera é o carro de passeio mais vendido do Brasil
Veículos

VW Tera é o carro de passeio mais vendido do Brasil

Por Redação
3 de novembro de 2025

...

Café com Graxa chega a Campinas para promover autonomia e confiança das mulheres ao volante
Veículos

Café com Graxa chega a Campinas para promover autonomia e confiança das mulheres ao volante

Por Redação
30 de outubro de 2025

...

Novo Audi SQ6 Sportback e-tron, 100% elétrico, chega por R$ 684.9 mil e com 428km de autonomia

Novo Audi SQ6 Sportback e-tron, 100% elétrico, chega por R$ 684.9 mil e com 428km de autonomia

27 de outubro de 2025
GWM inicia pré-venda do Wey 07, SUV híbrido de seis lugares

GWM inicia pré-venda do Wey 07, SUV híbrido de seis lugares

10 de outubro de 2025
Conheça quatro carros que só milionários podem ter na garagem

Conheça quatro carros que só milionários podem ter na garagem

8 de outubro de 2025
Omoda & Jaecoo anuncia lançamento de seus novos SUVs, com abertura de pré-venda

Omoda & Jaecoo anuncia lançamento de seus novos SUVs, com abertura de pré-venda

3 de outubro de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Conheça cinco praias dignas de cenários cinematográficos no Litoral Norte de SP

    Conheça cinco praias dignas de cenários cinematográficos no Litoral Norte de SP

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • O silêncio que eu sonhava em dividir – por Luciana Agatha Melo Guimarães

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Acusado de dupla filiação, Rafa Zimbaldi é expulso do Cidadania

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Projeto prevê investimento de R$ 400 milhões para modernização do estádio da Ponte Preta

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas recebe Caravana de Natal da Coca-Cola no próximo dia 12

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.