Os 33 vereadores de Campinas eleitos pela população para a Legislatura 2025-2028 irão tomar posse em cerimônia marcada para as 10 horas da manhã desta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025 e, na sequência, darão posse ao prefeito reeleito Dário Saadi (Republicanos) e ao vice Wanderley de Almeida (PSB).
A cerimônia, que terá acesso limitado em virtude da capacidade do Plenário (cada eleito poderá levar no máximo sete convidados), terá transmissão ao vivo pela TV Câmara Campinas, em sinal digital aberto 11.3, pelo canal 4 da NET Campinas e 9 da Vivo Fibra – também haverá retransmissão em tempo real pelo YouTube e pelas páginas da TV e da Câmara.
Como é de praxe, a Sessão Solene de Posse será presidida pelo vereador eleito com maior número de votos para a Legislatura. Isso significa que, pela segunda vez seguida, o comando da cerimônia caberá à vereadora Mariana Conti (PSOL). Ela foi a mais bem colocada no pleito de 2024, com 14.356 votos – feito que havia conseguido também em 2020, quando teve 10.886 votos.
A cerimônia se inicia com a parlamentar fazendo a composição da Mesa e, na sequência, proferindo o juramento oficial em nome de todos os vereadores.
Então, cada um deles é chamado para declarar que assume o compromisso jurado, assinar termo de posse e receber o diploma de empossado. Finalizada a posse dos vereadores, a Mesa da cerimônia dará posse ao prefeito e ao vice-prefeito.
Eleição da Mesa Diretora
Encerrada a Cerimônia de Posse, haverá um intervalo e os então já oficialmente vereadores irão definir a Mesa Diretora da Casa de Leis para o biênio 2025-2026, em eleição direta e aberta.
Qualquer um dos parlamentares pode concorrer aos cargos da Mesa – presidente, 1º e 2º vice-presidente, primeiro a quarto secretário, corregedor titular e corregedor suplente.
Caso uma das composições propostas na reunião de eleição da Mesa (não há necessidade de registro prévio de candidatura) obtenha mais de 17 votos já em votação inicial, a Mesa estará eleita. Se não houver nenhuma composição com 17 votos inicialmente, um “segundo turno” é realizado com as duas “chapas” mais votadas.
Os vereadores da 19ª Legislatura
Os 33 vereadores que tomarão posse em 1º de janeiro irão compor a 19ª Legislatura da Câmara, que se estenderá de 2025 a 31 de dezembro de 2028. Vale lembrar que, dos 31 vereadores da cidade que concorreram à reeleição em 2024, 23 foram reconduzidos ao Legislativo pela população (74%) e reassumirão o cargo no dia 1º. O percentual é maior do que o dos parlamentares reeleitos nas eleições de 2020, que foi de 60%.
Outros dez novos vereadores foram eleitos para a Legislatura 2025-2028 – dentre estes oito ocuparão o cargo pela primeira vez e dois já foram vereadores anteriormente: Luís Yabiku (Republicanos) e Roberto Alves (Republicanos).
A 19ª Legislatura terá a maior representatividade feminina dos 227 anos de história da Câmara, completados em 15 de dezembro de 2024. Até então o recorde era da atual legislatura, que tem quatro parlamentares – Mariana Conti (PSOL), Debora Palermo (PL), Guida Calixto (PT) e Paolla Miguel (PT).
Todas elas se reelegeram e a candidata Fernanda Souto (PSOL) também conquistou uma cadeira na Casa, assim serão cinco mulheres exercendo a vereança de 2025-2028. Por sinal, quando tomarem posse em 1º de janeiro de 2025, elas farão com que o número total de mulheres eleitas até hoje seja de dezenove.
Em relação às bancadas partidárias da Legislatura 2025-2028, Republicanos, PSB e PL terão as mais numerosas, com cinco vereadores cada um, seguidas pelo PT e pelo Podemos, com três cada. Ao todo, 12 siglas estarão representadas na Casa (uma a menos que atualmente), sendo que Novo e Solidariedade deixarão de ter integrantes, e o Cidadania passará a ter.