Cinema ao ar livre, pipoca, diversão em família, tudo de graça, com sustentabilidade, ciências e tecnologia. O encanto do CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, poderá ser vivenciado na terça-feira (15), a partir das 18h, na Praça do Parque Oziel, em Campinas, com atividades para as crianças de todas as idades.
Durante a abertura do evento, haverá uma apresentação da Dança do Leão Chinês, realizada pelos alunos da Associação Shaolin Chan. Na telona, serão exibidos curtas-metragens ambientais e a animação “O Reino dos Elfos” que aborda a relação entre humanos e elfos. Os curta-metragens contam com recursos de acessibilidade e tem distribuição de pipoca. A entrada é gratuita e não é necessária a retirada de ingresso.
Na região, a CPFL já realiza outras ações sociais como o projeto de inclusão por meio do futebol que atende a crianças e adolescentes no contraturno escolar. Ao longo de 2025, receberá visitas da Carreta Literária, além de um projeto de iniciação musical.
Troca de lâmpadas
Antes da sessão de cinema, a CPFL Paulista realizará uma ação especial de troca de lâmpadas antigas (incandescentes ou fluorescentes) por lâmpadas de LED, mais eficientes e econômicas. A ação ocorrerá na Praça do Parque Oziel, das 12h às 17h. Para participar, basta apresentar um documento com foto e a conta de energia.
Em 2025, o Circuito CPFL, por meio do CineSolar, tem a previsão de percorrer cerca de 100 municípios brasileiros. Este ano, as sessões do cinema itinerante integram as atividades da frente CPFL Intercâmbio Brasil-China, que homenageiam a amizade entre os dois países. Durante todo o mês de abril, ainda em comemoração ao Dia Mundial da Língua Chinesa, serão exibidos curtas e longas-metragens produzidos naquele país. Nos demais meses do ano, também como forma de celebrar a relação entre as nações, as sessões também terão curta-metragens com a temática chinesa a fim de aproximar o Brasil da interessante e milenar cultura chinesa.
A 1ª edição do CineSolar no Parque Oziel é viabilizada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), com patrocínio do Grupo CPFL Energia, que tem a State Grid como acionista majoritária, e apoio do Instituto CPFL e Prefeitura Municipal de Campinas por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e é realizada pela Brazucah Produções e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
O cinema opera através de um furgão: uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, que é o protagonista responsável pela magia do CineSolarzinho. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.
Programação – Sessões de Cinema
(filmes com recursos de acessibilidade)
Data: 15/04 (terça-feira)
Horários: 18h – 1ª sessão: curtas-metragens ambientais
19h – 2ª sessão: animação “O Reino dos Elfos”
Entrada: livre – não precisa de ingresso
Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar
Local: Praça do Parque Oziel (rua José Pereira dos Santos, 366 – Parque Oziel)
Local em caso de chuva: Quadra da EMEF Oziel Alves Pereira (rua Fauze Selhe, s/n – Parque Oziel)
Sinopses
1ª Sessão
(Filmes com recursos de acessibilidade: Libras, audiodescrição e legenda descritiva)
‘Histórias milenares – conhecendo a China’ – Direção: Carlos Munhoz, Cynthia Alario e Paulo Perez – Brasil – 2025 – Documentário – Duração 6 min
Nesse curta-metragem, a equipe do CineSolar apresenta curiosidades e informações sobre a China, seu povo, cultura e o impacto da tecnologia nas fontes de energia renovável. Com um roteiro interativo e dinâmico, o público é convidado a praticar algumas palavras em mandarim, além de descobrir temas desse fascinante país.
‘Lagrimar’ – Direção: Paula Vanina – Brasil – 2024 – Animação – Duração: 14 min
Joana, uma menina solitária em busca de água em meio à seca, encontra um novo significado em sua jornada ao vivenciar um encontro inesperado e enigmático.
‘Os Macurus’ – Direção: Julia Vellutini e Mateus de Jesus – Brasil – 2022 – Animação – Duração: 7 min
Ao tentar revitalizar uma praça, utilizando a reciclagem e o reaproveitamento de diversos materiais como ferramentas, os Macurus se deparam com um monstro sem forma.
‘Where Are You From?’ – Direção: Juan Cristiani – Uruguai – 2023 – Animação – Duração: 2 min e 40s
Uma jornada cinematográfica imersiva, transmitindo efetivamente a urgência de abordar desastres ambientais e suas consequências por meio do realismo e da fantasia.
‘Ilha do Lixo’ – Direção: Elisa Guimarães – Brasil – 2023 – Animação – Duração: 8 min e 40s
Janaína e seu pai Alfredo enfrentam um congestionamento por causa de uma enchente. A menina joga uma garrafa de plástico pela janela do carro, a partir desse momento, acompanhamos toda a trajetória da garrafa, passando pelo esgoto, bacias de água doce, população ribeirinha, até o mar, onde a garrafa se acomoda em uma das grandes ilhas de plástico presentes no oceano.
‘Vellozia’ – Direção: Pedro de Castro Guimarães – Brasil – 2024 – Animação – Duração: 13min
Fruto do Projeto Águas Cerratenses: semear para brotar, executado pela Rede de Sementes do Cerrado em parceria com a Semeia Cerrado e a Associação de Coletores Cerrado Pé, “Vellozia” é um desenho animado que aborda as aventuras de Vellozia, Ana e Miro para solucionar os desafios causados por mudanças climáticas em sua comunidade. A história se passa no Cerrado, o berço das águas, onde as crianças precisam aprender com a natureza sobre como restaurar o bioma, recuperar nascentes e enfrentar os problemas ambientais.
‘Céu Fumaça – a emergência climática na voz das crianças’ – Direção: Jader Gudin – Brasil – 2022 – Animação – Duração: 5 min e 50s
O curta de animação “Céu fumaça – A emergência climática na voz das crianças” traz depoimentos de crianças que vivem em diferentes regiões brasileiras; elas contam como veem e percebem o impacto da emergência climática em suas vidas. O filme é uma realização da Toca de Barro Filmes e do Portal Lunetas, iniciativa do Instituto Alana. A produção faz parte do movimento #KidsFirst e do especial do Lunetas, “Emergência climática e as infâncias: por um futuro no presente”.
‘Floresta que refresca’ – Direção: Ianah Mello – Brasil – 2019 – Animação – Duração: 05 min e 10s
É uma animação de 5 minutos que fala sobre a questão das mudanças climáticas, apresentando uma proposta para repensarmos nossa relação com o meio ambiente.
‘Verde!’ – Direção: Rodrigo Luluca – Brasil – 2020 – Animação – Duração: 06 min e 13s
VERDE, um filme que retrata a vida de uma árvore que cresce solitária, porém acaba por conhecer uma menina inteligente, dinâmica e amante do mundo verde (natureza). O filme repudia o abate excessivo de árvores e incentiva a proteger o meio ambiente.
2ª Sessão
‘O Reino dos Elfos’ – Direção: Yi Ge, Yuefeng Song – China – 2016 – Duração: 104 min
No mítico mundo élfico de Altera, uma batalha épica se desenrola entre a bela princesa Liya e a elfa negra Elena, que ganhou posse de uma joia tão poderosa que permite ao seu detentor total autoridade sobre todos os Alterans.