A referência de Campinas no desenvolvimento da saúde digital foi um dos temas abordados pelo prefeito Dário Saadi nesta segunda-feira (18), em um painel dedicado à Saúde no 1º Encontro Municipalista de Prefeitos e Prefeitas eleitos no Estado de São Paulo. O evento inédito ocorre na sede do Instituto Agronômico (IAC) e a programação segue até esta terça, 19.
Entre as autoridades presentes no encontro estavam o ex-presidente da República Michel Temer, o ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça e o conselheiro do Tribunal de Contas de São Paulo (TCE-SP) Dimas Ramalho.
Participam ainda o presidente da Associação Paulista de Municípios (APM), Marcelo Barbieri, e o presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), Sebastião Misiara. As entidades foram responsáveis, respectivamente, pela organização e correalização do evento nesta semana, e há apoio da Prefeitura de Campinas.
Saúde Digital em Campinas
Dário comentou sobre a apresentação de resultados da Saúde Digital em Campinas e alertou não se tratar de uma solução para todos os problemas da área, mas sim um complemento cada vez mais importante para otimizar recursos, além de qualificar, agilizar e tornar mais inclusiva a assistência em diversos casos com a aplicação de novas estratégias.
Para ele, a experiência até o momento tem sido fantástica, o que fez ele defender análise por outras cidades para possível expansão na utilização e melhorias em resultados do SUS.
“Estamos numa fase de transição importante, mas considero que todos os prefeitos e prefeitas eleitos têm que avaliar”, incentivou Dário, ao fazer referência às estatísticas dos serviços em Campinas. Outro município que investiu na área digital e compartilhou experiências foi Palmital, representada no encontro pelo prefeito reeleito Luís Gustavo Mendes Moraes.
Os dados da metrópole foram mostrados aos participantes pela diretora do Departamento de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital (DEPS), Marcelle Regina Silva Benetti. Também acompanharam a apresentação o presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, e o secretário de Saúde de Campinas, Lair Zambon, que destacou o processo desde os primeiros passos em 2021, à época dos desafios impostos pelo período mais severo da pandemia de Covid.
“Hoje nós estamos reestruturando a saúde digital de ser até uma diretoria dentro da Prefeitura. Hoje ela está instalada junto com uma diretoria que nós criamos há dois anos que é a Saúde, Educação e Pesquisa […] É um grande desafio, principalmente relacionado com o capital humano. Se você não se estruturar e não tiver capital humano, é muito difícil que a coisa saia do lugar e ao mesmo tempo precisa ter estrutura de quebrar cultura”, falou.
Contexto e resultados
A Saúde Digital foi implementada em março de 2023, a partir da telessaúde, para ampliar e qualificar a assistência em saúde do SUS Municipal.
Já o Programa Acesso Fácil Saúde Campinas começou a ser desenvolvido a partir de fevereiro deste ano e agora tem quatros eixos: telessaúde, uso de inteligência artificial (IA), uso de WhatsApp Business nos serviços de saúde e divulgações pelas redes sociais.
Telessaúde (dados até 12/11)
Teleconsultas – 31.189 pacientes atendidos
Teleinterconsultas – 16.637 pacientes atendidos em 13 especialidades e por seis equipes multiprofissionais. As especialidades contempladas até este momento são: cardiologia adulto e pediátrica, endocrinologia adulto e pediátrica, gastroenterologia adulto, proctologia adulto, pré-natal de alto risco, pneumologia adulto, hematologia adulto, urologia adulto, nefrologia adulto, neurologia pediátrica e urodinâmica adulto.
Cuidado compartilhado de 69 pacientes entre centros de saúde (CSs) e policlínicas;
Teleorientação com residentes e ações direcionadas ao público-alvo do mês temático para orientações de prevenção e exames. Exemplos: Outubro Rosa e Novembro Azul.
Uso de IA / WhatsApp Business (dados até 12/11)
Interação via WhatsApp entre usuário do SUS e “Ana”, assistente virtual da Saúde
Oferta de teleconsulta em especialidades: 13.616
Redução do absenteísmo na atenção primária: 288.165
Qualificação de filas
Mensagens entregues: 69.654
Monitoramento de usuários com suspeita ou dengue confirmada
Mensagens entregues: 97.938
Usuários monitorados: 47.885
Usuários encaminhados aos serviços: 16.095
Usuários acompanhados pela plataforma: 31.790
Alerta sobre dengue / controle de criadouros
Mensagens entregues: 28.805
Outubro Rosa
Mensagens entregues: 123.092
Novembro Azul
Mensagens entregues: 66.224







