A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) encaminhou nesta segunda-feira (20) um ofício para a ministra da Saúde, Nísia Trindade, sobre a falta, em todo o país, do inseticida usado nas ações de nebulização contra a dengue, zika e chikungunya.
No documento, os prefeitos ressaltam a preocupação com o cenário epidemiológico desfavorável. “Nesta época do ano, há alto índice pluviométrico e expressivo aumento dos casos de dengue, mesmo realizando ações de controle mecânico, com a retirada de criadouros e mobilização da sociedade”, ressalta o documento.
O Ministério da Saúde informou os municípios sobre a dificuldade global de aquisição do produto e prevê receber o inseticida nos próximos 45 dias, informa o prefeito de Campinas e vice-presidente de Saúde da FNP, Dário Saadi.
“Nós estamos solicitando que as providências sejam imediatas, para que a situação dos municípios não se agrave ainda mais com o aumento de casos de arboviroses”, afirma.
Em Campinas, conta o prefeito, os trabalhos não foram prejudicados, porque o município fez uma compra emergencial.
“Por enquanto, ainda temos estoque do inseticida, mas se a situação não for normalizada logo, também seremos afetados”, alerta Dário.







