Aproximadamente 2,7 quilômetros de cerca começaram a ser instalados pela Secretaria de Serviços Públicos no entorno do do corpo d´água da Lagoa do Taquaral. Segundo a Prefeitura, o objetivo é melhorar a segurança dos usuários, em especial de crianças. A cerca também vai contribuir para que as capivaras fiquem restritas ao espaço da Lagoa e não andem nas áreas de lazer como parques e academias, reduzindo a presença de carrapatos nas áreas mais acessadas pela população.
A cerca tem 1 metro de altura, é de arame galvanizado e o alambrado está sendo fixado em postes de concreto. O investimento na obra será de R$ 313.200,00. A expectativa é que a instalação do alambrado seja concluída em 60 dias.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, é uma obra que vai ajudar no manejo da Lagoa do Taquaral. Segundo ele, atualmente as capivaras circulam por todo o parque.
“Elas saem do corpo d’água e vão pastar, comer grama e outro tipo de vegetação no parque – levando, portanto, carrapatos por todo o parque. Esse alambrado vai confinar as capivaras no corpo d’água, ou seja, elas não vão sair para pastar fora da Lagoa, elas vão comer a vegetação existente às margens da lagoa, que fica na parte interna do alambrado”, disse Paulella.
“Por outro lado, também tem o aspecto de segurança, porque o parque recebe muita criança. Então, o alambrado serve como um guarda-corpo que serve para dar mais segurança”, explicou o secretário.
Os serviços integram um conjunto de investimentos e manutenções constantes recebidas pela Lagoa do Taquaral. Entre elas, estão a construção do Taquaralzinho, da Tirolesa, entre outras ações. Por semana, circulam 20 mil pessoas pelo parque.











