Com o sistema 100% operacional, o prefeito Dário Saadi e o secretário nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia, fizeram a entrega oficial do BRT Campinas e do Terminal BRT Ouro Verde, nesta terça-feira (13). As obras tiveram início em 2017 e, ao longo da implantação do sistema, foram feitas entregas parciais. Em novembro de 2024 todas as obras foram concluídas.
O BRT começou a operar no início de 2022, principalmente na região da Jonh Boyd Dunlop, e foi se consolidando ao longo dos anos. “A entrega oficial, agora em 2025, é fundamental porque marca a conclusão de um importante projeto de mobilidade urbana, que já vem trazendo benefícios concretos para a população”, afirmou Dário.
De acordo com o prefeito, o sistema reduziu o tempo de deslocamento entre as regiões do Campo Grande e Ouro Verde até o centro da cidade, “chegando a economizar quase meia hora dependendo do horário. Além disso, melhorou a fluidez do trânsito nessas áreas, promovendo desenvolvimento urbano e qualidade de vida”.
O projeto, financiado com recursos federais no valor de R$ 451,5 milhões, começou a ser executado em 2017. Foi dividido em lotes para execução dos três corredores: Ouro Verde (14,6 km de extensão, 4 terminais e 15 estações); Campo Grande (17,9 km, 3 terminais e 17 estações) e Perimetral (4,1 km, com 4 estações). A operação gradativa do Sistema BRT Campinas teve início em 2022, desde o último mês de abril o sistema está 100% em operação.
Representando o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, o secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia, comentou as vantagens da implantação do BRT em Campinas.
“De fato, uma das maiores vantagens do Sistema BRT Campinas é a melhoria significativa no dia a dia das pessoas. Essa obra é fundamental para uma cidade que cresce todos os dias e que, com gestão eficiente, consegue superar desafios e avançar. Campinas se torna uma referência não só para o Brasil, mas também um exemplo de como uma administração pública comprometida pode transformar a realidade da população”, falou.
Transformação na economia local
O secretário de Infraestrutura, Carlos José Barreiro, ressaltou o impacto positivo que o BRT trouxe para a população. “Muitas famílias, comerciantes, profissionais e estudantes circulam por essas regiões, e o Sistema BRT, mesmo antes de estar totalmente em operação, já vinha melhorando muito a vida de todos. O movimento urbanístico que essa obra promove é extraordinário: novas obras, áreas comerciais, clínicas médicas, e um desenvolvimento que impulsiona a economia local e melhora o cotidiano de quem vive e trabalha aqui”, detalhou Barreiro.
O deputado federal e ex-prefeito de Campinas, Jonas Donizette, também esteve presente na cerimônia desta terça. “Essa obra representa muito mais do que uma simples infraestrutura; ela simboliza a paciência, a perseverança e o compromisso de toda uma equipe e do povo de Campinas “, colocou.
O evento também foi marcado pela presença de representantes da Caixa Econômica Federal, José Luiz Pavanelli e Fábio Estevam Vieira, do presidente da Câmara Municipal, Luiz Carlos Rossini, de vereadores, do presidente da Emdec, Vinicius Riverete, de secretários municipais e demais autoridades.
Como funciona o BRT
O BRT campineiro tem corredores exclusivos que não geram competição por espaço entre outros veículos. A pavimentação em concreto garante maior durabilidade da via e o embarque dos passageiros é feito no nível do ônibus. Utiliza sistema de parada e embarque central com pagamento antecipado.
A operação do BRT Campinas ocorre por meio de vias expressas, semiexpressas e paradoras.
As vias expressas fazem a conexão entre dois terminais ou estações do corredor sem precisar parar ao longo do trajeto, garantindo uma viagem mais rápida e eficiente. Já as vias semiexpressas atendem apenas aos terminais e estações de transferência. A vias paradoras são as que atendem todas as paradas ao longo do corredor, oferecendo mais acessibilidade para quem precisa parar em diferentes pontos ao longo do trajeto.