O público que entra no Paço Municipal de Nova Odessa não raramente é surpreendido com uma recepção nada comum. Seja na entrada do prédio, nas escadas, no guichê de atendimento ou na sala de espera o Milk “dá as boas-vindas”. Trata-se de um gato “onipresente” no prédio da Prefeitura, local onde vive junto com a uma outra gata, a Panacotta. Ambos são os xodós do prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, e se transformaram em atração entre os funcionários e as pessoas que entram e saem diariamente no movimentado órgão público.
Os dois gatos foram resgatados por Leitinho, que também é médico veterinário, em Organizações Não Governamentais (ONGs) depois de sofrerem maus tratos.
Panacotta foi a primeira a chegar, ainda no início da administração, em 2021. O nome foi uma sugestão da população, depois de uma enquete nas redes sociais da Prefeitura. “Ela estava sob os cuidados da AAANO (Associação Amigos dos Animais de Nova Odessa) com sequelas e tratamentos neurológicos. O prefeito a viu e logo se apaixonou”, conta o assessor de comunicação da Prefeitura, Vagner Salustiano. “Como já existia a intenção do prefeito em levar um animal para Paço Municipal para humanizar o ambiente, a gata passou a ficar no local.”

Já Milk, Leitinho foi buscar em São Paulo após saber da história de sofrimento do gato. “Um amigo de uma ONG me contou que ele foi espancado até quase à morte e jogado próximo a uma favela”, conta o prefeito. “Acabou sendo resgatado e sobreviveu, mas tem diversas placas de aço no crânio. Fui até São Paulo e decidi dar uma vida de príncipe a ele.”
No Paço, Milk é a principal atração. “Ele é arteiro, dinâmico, sobe e desce escada, e está em todos os setores da Prefeitura”, conta o prefeito. “Qualquer pessoa pega ele no colo.”
Panacotta, por sua vez, tem um perfil diferente. “Ela é mais na dela, geralmente fica comigo dentro do gabinete”, afirma Leitinho, destacando a presença da gata em reuniões com empresários, secretários e servidores, muitas vezes em cima da mesa da sala do Executivo, descontraindo os debates. À noite, quando o prédio se esvazia, os gatos ficam dentro do gabinete.

Paixão por animais
Nas redes sociais é comum encontrar fotos e vídeos do prefeito Leitinho envolvido em resgate e trato com animais. “Esses dias, resgatei uma gata em frente à Prefeitura. Quando fomos castrar, descobrimos que ela estava prenha. Dentro do meu gabinete, nasceram os quatro filhotes. Depois de tratar por um tempo, consegui doar todos. Mas há pouco tempo me informaram que a mãe tinha sido envenenada e morreu.”
Leitinho destaca a importância da presença dos animais no dia a dia das pessoas. “É uma forma de terapia, principalmente para quem tem depressão. O amor e o carinho que eles nos transmitem são incondicionais.”
Nos programas voltados ao bem-estar animal, a Prefeitura de Nova Odessa mantém uma parceria com a AAANO, que realiza campanhas de conscientização, castração, doação e trabalha com microchipagem.
A Associação existe há mais de 25 anos e acolhe, atualmente, cerca de 500 animais, entre cães e gatos.