O 11º Mutirão Municipal de 2025 contra a dengue e outras arboviroses foi realizado em seis bairros da região Sul de Campinas na manhã deste sábado (28). Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, o mutirão passou pelo Jardim São José, Parque Oziel, Jardim Monte Cristo, Jardim do Lago Continuação, Jardim das Bandeiras e Jardim Santa Cruz.
A partir da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Benevenuto de Figueiredo Torres, no São José, cerca de 150 pessoas percorreram as ruas para orientar a população e remover criadouros do Aedes aegypti. Participaram agentes da saúde, trabalhadores de Serviços Públicos, funcionários de uma empresa contratada e membros do Comitê de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses. O trabalho já começou durante a semana, quando o Departamento de Limpeza Urbana (DLU) retirou 329 toneladas de entulho.
Multissetorial, a ação contou também com apoios das Secretarias de Habitação, Educação, Desenvolvimento e Assistência Social, Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, além da Guarda Municipal, Defesa Civil, Sanasa e Emdec.
Segundo a coordenadora do Programa de Arboviroses de Campinas, Lilian Gonzalez Bonifácio, esse é o último mutirão da temporada porque a Saúde observou queda no número de casos. Porém, se a Vigilância em Saúde observar tendência de aumento, mais mutirões serão organizados. O que é esperado é que isso aconteça só no final do ano”, disse
“É extremamente importante que a população não reduza os cuidados com a dengue e faça o controle de criadouros. Ainda que tenhamos um aumento do número de casos em alguns períodos do ano, continuamos a ter dengue todos os meses”, destacou a coordenadora.
O prefeito de Campinas agradeceu o empenho de todos os participantes do mutirão. “Sempre que tenho oportunidade faço questão de estar presente. Mudar os hábitos não é uma tarefa fácil, mas estamos aqui com essa função. E é fundamental o apoio da população para, uma vez por semana, olhar nas suas casas e quintais para acabar com a água parada e dessa forma reduzir a proliferação do mosquito da dengue”, disse.
Morador e comerciante do bairro São José, o cabeleireiro Hélio Alves Pereira destacou que sempre está de olho para evitar água parada em casa. Além de tomar cuidado com os recipientes em que coloca água para o cachorro e com o reservatório da geladeira, também procura manter a calha limpa e a caixa d’água fechada.
“Meu filho teve dengue. O mutirão é importante porque muita gente fica despercebida e o mosquito se aproveita disso”, destacou.
O balanço do trabalho será divulgado nesta segunda-feira (30).







