A região de Campinas está entre as contempladas no primeiro ciclo do Pro Pet SP, programa estadual de castração gratuita de cães e gatos. A iniciativa prevê a realização de 52.850 procedimentos até julho de 2026, distribuídos por 256 municípios paulistas, com investimento de R$ 10,5 milhões. O anúncio foi feito em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes na última terça (9).
Nesta primeira etapa, mais de duas dezenas de cidades da região ampliada de Campinas serão atendidas, inaugurando o calendário de ações do programa. O ônibus do Pro Pet SP chegou a Indaiatuba nesta sexta (12), permancendo também neste sábado (13). Na segunda-feira (15), os atendimentos ocorrerão em Cabreúva. Já na terça-feira (16) e quarta-feira (17), o serviço chega a Campinas.
Desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), o Pro Pet SP amplia a oferta de serviços voltados à saúde animal. Os ônibus do programa permitem que atendimentos ambulatoriais, clínicos e cirúrgicos cheguem diretamente aos municípios, facilitando o acesso da população a cuidados veterinários gratuitos.
Para a secretária da Semil, Natália Resende, as iniciativas reforçam a rede de atendimentos de toda a região, facilitando o acesso a serviços gratuitos e de qualidade.
“Ao levarmos os serviços diretamente aos municípios, conseguimos responder com rapidez às necessidades dos tutores e garantir que o bem-estar dos animais seja uma política pública presente no cotidiano dos paulistas. Nossa prioridade é chegar aonde a demanda existe e assegurar que cada região tenha acesso a atendimento digno, seguro e de qualidade.”
O cronograma foi definido a partir de um chamamento público que registrou 501 inscrições, com critérios técnicos que priorizaram maior demanda reprimida, presença de Unidades de Conservação, menor população e existência de órgão de Bem-Estar Animal.
Os municípios da região ampliada de Campinas previstos para receber o Pro Pet SP são: Águas da Prata, Águas de Lindóia, Águas de São Pedro, Analândia, Bragança Paulista, Brotas, Cabreúva, Campinas, Campo Limpo Paulista, Charqueada, Cordeirópolis, Corumbataí, Divinolândia, Engenheiro Coelho, Estiva Gerbi, Indaiatuba, Itirapina, Jundiaí, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Morungaba, Piracaia, Piracicaba, Rio Claro, Santa Cruz das Palmeiras, Santo Antônio do Jardim, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, São Pedro e Tuiuti.







