O SerSol (Programa de Fomento e Fortalecimento de Projetos e Ações de Solidariedade) da Prefeitura de Campinas entregou neste ano mais de 700 quilos de tampas de plástico para entidades da cidade. O material foi doado por servidores de diversas áreas da Administração Municipal e de empresas parceiras.
As tampinhas foram entregues ao Centro Cultural Louise Braille, à ONG Gatos da Lagoa e à Organização Solidária Salve a Luz. Outros 200 quilos serão entregues no início de 2026.
“Além de ajudar o meio ambiente, essa iniciativa também auxilia as entidades, que vendem as tampinhas e revertem o dinheiro para suas ações”, afirma a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira. “Os servidores são incentivados a participar de ações solidárias em seus locais de trabalho, o que também é uma vertente do programa”, completa.
Para Julian Alves Martins, presidente da Ong Gatos da Lagoa, as doações de tampinhas feitas por meio do SerSol ajudam não só a manter o meio ambiente mais limpo como também fazem a diferença para a ONG. “São as doações de vocês e dos nossos seguidores que ajudam na geração de renda, que é revertida em compra de ração para os gastos, nas despesas com veterinários, ou seja, para mantermos nosso projeto de pé”, avalia.
Como doar as tampas?
Qualquer pessoa pode participar da campanha e doar tampinhas. Não é preciso ser servidor da Prefeitura.
O coletor de tampinhas fica no saguão do Paço Municipal, na avenida Anchieta, 200, ao lado dos elevadores pares.
As tampinhas plásticas podem ser de qualquer produto e tamanho, não apenas de garrafas pet. Antes de fazer a entrega, é importante lavá-las bem para evitar a proliferação de insetos e a contaminação no local da coleta.
As entidades assistenciais interessadas em receber as tampinhas podem entrar em contato com o SerSol pelo telefone 2515-7130.







