Protocolo de intenções assinado entre o prefeito de Campinas, Dário Saadi, e a Associação de Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano (Aelo) estabelece parceria com objetivo de orientar os consumidores no combate à comercialização de loteamentos irregulares e clandestinos no município. A cooperação entre as partes, firmada na noite desta quinta-feira (5), também prevê intensificação da fiscalização e instrumentos que permitam ao cidadão ter informações acessíveis dos empreendimentos legalizados.
A Aelo foi representada na assinatura do protocolo pelo seu presidente, Caio Carmona Cesar Portugal, em evento que reuniu empresários, autoridades e representantes da sociedade civil. Na ocasião, a Associação oficializou como seu delegado, representando a Região Metropolitana de Campinas (RMC), o empresário Clóvis Cabrino Júnior.
“Esse compromisso com a Aelo vai reforçar a postura da Prefeitura, que é de buscar segurança jurídica para aprovação de empreendimentos, e tornar a cidade mais amigável e mais favorável aos empreendedores. Também teremos mais segurança do ponto de vista da sustentabilidade. Vamos dar ferramentas para o consumidor verificar se o lote que ele está comprando está regular”, afirmou Dário Saadi.
O prefeito ressaltou o empenho da Administração em ter uma “postura pró-ativa” para estimular o mercado imobiliário e da construção civil dentro da legalidade e com medidas de desburocratização para a tramitação de projetos na Prefeitura ser mais ágil. “Reconheço que tem que melhorar muito mais, mas também já temos resultados positivos para demonstrar. Ninguém trabalha sozinho”, frisou, destacando o empenho do secretariado em ações para impulsionar o desenvolvimento sustentável da cidade e a reativação da economia com as ações do Programa de Ativação Econômica e Social (Paes).
O presidente da Aelo defendeu o trabalho conjunto da associação com o Poder Público. Caio Portugal divulgou a campanha “Lote Legal”, lançada recentemente pela entidade, de educação do cidadão para evitar que adquira um imóvel ilegal e seja penalizado com a perda do bem. “Estamos criando uma rede de proteção, de fiscalização. Campinas é o maior mercado de loteamento do Brasil, representa mais de 30% dos negócios do setor no Estado de São Paulo. A parceria da iniciativa privada com o Poder Público é o caminho para um País melhor”, declarou.









