Começou na madrugada deste sábado (12) a programação do Dia da Padroeira, celebrado em 12 de outubro, e que atrai todos os anos milhares de fiéis ao Santuário Nacional de Aparecida, maior templo católico do país, na região do Vale do Paraíba.
Da meia noite desta sexta (11) até as 4h30 aconteceu a Vigília Mariana; depois veio a Alvorada, até que, às 6h foi rezada a primeira missa do evento.
A Missa Solene, que está agendada para as 9h, é considerada a principal celebração do dia. Ela é presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. Ainda estão previstas outras celebrações: ao meio-dia, por exemplo, acontece a Missa das Crianças, ocasião em que também é realizado o Toque dos Sinos.
A Consagração Solene na Basílica Histórica está programada para as 15h. Uma hora depois, acontece nova celebração antes da Missa do Encerramento, que é seguida da Procissão Solene e um show pirotécnico.
O Santuário Nacional de Aparecida pode abrigar até 35 mil pessoas por celebração. Na edição do ano passado, entre 3 e 12 de outubro, a Basílica de Aparecida recebeu mais de 330 mil visitantes.
A Basílica já foi visitada por três papas: João Paulo II, em 1980; Bento XVI, em 2007; e o Papa Francisco, em 2013.







