O projeto Brincar com Cores, fruto da parceria entre as arte-educadoras Jéssica Faria e Paula Monterrey, realiza neste mês de outubro dois ateliês voltados para crianças entre 6 meses e 3 anos e seus familiares em Campinas. Eles acontecem neste sábado (18) no MACC (Museu de Arte Contemporânea de Campinas), no Centro; e no dia 25 (sábado) no CEU Mestre Alceu, no Jardim Florence. Não é necessário realizar inscrição prévia e, após cada ateliê, haverá também um bate-papo formativo aberto ao público. Ambas as atividades contarão com intérpretes de Libras.
Os encontros do projeto Brincar com Cores contemplam as artes plásticas, pela confecção de tintas artesanais comestíveis, e a experiência brincante, a partir da ludicidade, da dança e do canto. Com ações voltadas para a primeiríssima infância, a dupla formada por Jéssica e Paula realiza desde 2023 ações que integram a experiência do brincante às artes plásticas, à teatralidade, ao canto e à cultura popular.
“Os ateliês que estamos promovendo através deste projeto são espaços de formação que colocam a pluralidade das infâncias e a vivência brincante como protagonistas, em especial para crianças de 6 meses a 3 anos”, explica a dupla. “Comemoramos o mês das crianças com uma programação especial para os pequenos e quem os cuida”.
As tintas comestíveis utilizadas nos ateliês são produzidas pelas educadoras a partir de pigmentos vegetais como suco da beterraba, cenoura, couve, espinafre e até açafrão da terra e levam em sua composição também bases como amido de milho, polvilho e sagu para maior diversidade de texturas e experimentação para a criançada.
Além dos ateliês abertos ao público em geral, o projeto Brincar com Cores também será realizado, no mês de Outubro, em 5 creches da rede pública de ensino de Campinas, sempre com bate-papo formativo também para educadoras e agentes de educação infantil das unidades.

Esta ação cultural é apoiada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas e do Ministério da Cultura do Governo Federal.
Primeiríssima infância
A primeiríssima infância é o período de vida das crianças até os 3 anos de idade e, segundo a dupla, carece de uma oferta de atividades culturais para esse perfil. Tendo isto em vista, Jéssica e Paula idealizaram em 2023 – a partir de suas vivências e práticas como educadoras do Projeto Galeria do Teatro do Sesi Campinas Amoreiras – oficinas que buscassem contemplar os pequenos e pequenas para levar a eles uma experiência lúdica e inédita.
Para elas, esta carência reflete um pensamento que invisibiliza a infância, muitas vezes reduzida a um período transitório rumo à vida adulta.
Essa visão limitada frequentemente restringe os espaços destinados às crianças, concentrando-as predominantemente no ambiente domiciliar ou escolar. Essa lacuna não apenas compromete os direitos culturais das crianças, mas também afeta diretamente as pessoas responsáveis por elas, especialmente no caso dos bebês.
“Estes ateliês oferecem a crianças, professoras, auxiliares de educação e familiares um contato muitas vezes inédito com este formato de prática artística, promovendo uma relação livre e autônoma com o espaço, os materiais, as demais crianças participantes e as artistas educadoras”, explicam.
Serviço
Ateliês do projeto Brincar com Cores
MACC (Museu de Arte Contemporânea de Campinas)
Quando: 18/10 (sábado), das 14h às 14h45
Endereço: Av. Benjamin Constant, 1633 – Centro, Campinas/SP
Público-alvo: crianças entre 6 meses e 3 anos, familiares e educadores
Quanto: Grátis (sem necessidade de inscrição prévia)
Acessibilidade: Libras
* Bate-papo formativo das 15h15 às 15h55
CEU Mestre Alceu
Quando: 25/10 (sábado), das 9h30 às 10h15
Endereço: Rua Lasar Segal, 110 – Jardim Florence, Campinas/SP
Público-alvo: crianças entre 6 meses e 3 anos, familiares e educadores
Quanto: Grátis (sem necessidade de inscrição prévia)
Acessibilidade: Libras
* Bate-papo formativo das 10h30 às 11h10










